O Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, começou hoje a preparação da época 2016/17, com 13 jogadores presentes nos exames médicos, um deles Marcos Valente, novidade para o eixo da defesa.

O central disputou na época passada 43 jogos ao serviço do Desportivo das Aves, da II Liga, por empréstimo do Benfica, clube que o contratou ao Penafiel em 2013/14, e apresentou-se no primeiro dia de exames médicos, confirmou o clube no sítio oficial.

O lateral-direito João Aurélio, os laterais-esquerdos Marcílio e Rúben Ferreira, os médios Nolan Mbemba e Rafael Miranda e o avançado Soares, bem como o extremo Raphinha, que alinhou na época anterior na equipa B, foram as restantes novidades no regresso aos trabalhos, tendo faltado apenas o médio sul-africano Bongani Zungu.

O primeiro dia da época 2016/17 contou ainda com os guarda-redes Miguel Silva e Douglas e os defesas Bruno Gaspar, Moreno e Dalbert, cinco das 16 permanências, além do guarda-redes Miguel Oliveira, dos defesas Josué, João Afonso e Pedro Henrique, dos médios Phete e Tozé, e dos avançados Alex, Franci, Ricardo Valente, Vigário e Alexandre Silva, neste momento na seleção sub-19.

O plantel, porém, não está ainda fechado, pois o novo técnico, Pedro Martins, já avisou que ainda faltam quatro ou cinco reforços para o meio-campo e o ataque, setores em que o clube perdeu mais jogadores, nomeadamente os ‘titulares’ Cafú, que rumou ao Lorient, de França, e Otávio e Licá, que regressaram ao FC Porto.

O Vitória deixou ainda de contar com o guarda-redes Assis, o defesa Pedro Correia, que reforçou, entretanto, a Académica, da II Liga, e com o médio Bouba Saré, após o término dos contratos, bem como o lateral-esquerdo Luís Rocha e o avançado Tomané, contratados pelo Panetolikos, da Grécia.

Os ‘emprestados’ João Teixeira e Victor Andrade (Benfica), Oriol Rosell (Sporting), Montoya (Vasco da Gama, do Brasil) Hurtado (Reading, de Inglaterra) também saíram, tendo voltado aos seus clubes de origem, com Ricardo Gomes, em sentido contrário, a regressar, após empréstimo ao Nacional.

A continuidade do avançado Henrique Dourado, melhor marcador da equipa na época passada, com 12 golos, é ainda incerta.

O primeiro treino da formação de Pedro Martins decorre na segunda-feira, com o estágio de pré-época a realizar-se entre 11 e 16 de julho em Ofir, Esposende.

Plantel provisório do Vitória de Guimarães para 2016/17:

- Guarda-redes: Miguel Silva, Douglas e Miguel Oliveira.

- Defesas: Bruno Gaspar, João Aurélio (ex-Nacional), Josué, João Afonso, Pedro Henrique, Moreno, Marcos Valente (ex-Desportivo das Aves), Dalbert, Rúben Ferreira (ex-Marítimo), Marcílio (ex-Mirassol/Bra).

- Médios: Phete, Nolan Mbemba (ex-Lille/Fra), Bongani Zungu (ex-Mamelodi Sundowns/Afs), Rafael Miranda (ex-Ferroviária/Bra), Tozé.

- Avançados: Alex, Ricardo Valente, Alexandre Silva, Franci, Ricardo Gomes, Vigário, Raphinha (Vitória de Guimarães B), Soares (ex-Nacional).

Treinador: Pedro Martins (ex-Rio Ave).

Saíram: Assis, Pedro Correia (Académica), Luís Rocha (Panetolikos/Gre), Bouba Saré, Oriol Rosell (Sporting), João Teixeira (Benfica), Cafú (Lorient/Fra), Otávio (FC Porto), Licá (FC Porto), Hurtado (Reading/Ing) e Tomané (Panetolikos/Gre).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.