O médio Rafael Miranda, reforço do Vitória de Guimarães, disse hoje que Pedro Martins é um treinador com o "perfil" do clube, que tem como objetivo ficar entre os "cinco primeiros lugares" da I Liga portuguesa de futebol.

O futebolista, de 31 anos, que regressou neste verão a Portugal, após ter representado o Marítimo entre 2009/10 e 2012/13, tendo sido orientado na maioria desse período pelo atual técnico vitoriano, realçou que este influenciou a sua "vinda" para Guimarães e que a sua vontade de "vencer" vai ajudar o clube a ter sucesso.

"O Pedro [Martins] é um treinador que acho que tem o perfil do Vitória, que tem 'sangue nas veias'. Desde que trabalhámos juntos, o que ele mais nos cobra é o empenho e a vontade. O que nunca pode faltar é a entrega, e é isso que ele nos pede", disse o novo jogador vimaranense, antes do primeiro treino da época.

Rafael Miranda, que alinhou a primeira metade de 2016 nos brasileiros da Ferroviária, no Campeonato Paulista, lembrou que, desde os tempos em que alinhava no Marítimo, a turma da 'cidade berço' lutava "para estar nos cinco melhores de Portugal", pelo que, a seu ver, o "objetivo" do clube tem de passar por um lugar "nos cinco primeiros da Liga".

O jogador afirmou também que se "sente mais confortável" a jogar a 'seis' (médio-defensivo) no meio-campo, mencionando igualmente que, nos "poucos dias" em Guimarães, já conseguiu "perceber" que o "calor dos adeptos é diferente" pela forma como é abordado na rua, não receando a "pressão" que a equipa possa vir a sentir ao longo do campeonato.

"Quanto mais adeptos tem, quantas mais pessoas no estádio tem, quanto maior é o clube, maior é a pressão. É natural. Se as coisas correrem bem, a pressão vai ser positiva", disse.

O Vitória de Guimarães cumpriu hoje o primeiro treino sob as ordens de Pedro Martins, que não pôde contar com os centrais João Afonso, a recuperar de uma cirurgia aos pés, e Pedro Henrique, em gestão de esforço, com o médio Zungu, autorizado a chegar mais tarde, e com os extremos Alex, a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo, e Alexandre Silva, que está a estagiar com a seleção sub-19.