O defesa Josué, do Vitória de Guimarães, garantiu hoje que o clube da I Liga portuguesa de futebol tem "ambição" e "expetativas" de fazer uma época superior à anterior, atingindo o apuramento para as competições europeias.

O central, de 24 anos, reconheceu que os vimaranenses tiveram uma prestação aquém do esperado na temporada anterior, finalizando o campeonato em 10.º lugar, mas reiterou que o plantel está a treinar intensamente na primeira semana de trabalho para atingir o objetivo europeu no fim da época.

"Estamos a trabalhar forte nesta primeira semana de treinos para estarmos melhor do que na época passada. As expetativas são acabar nos lugares europeus", disse, após o treino da manhã de hoje, assumindo que as "expetativas" são "altas", bem como a exigência.

O futebolista abordou a primeira semana de trabalho com Pedro Martins, classificando-o como "um treinador exigente", que "vai ao pormenor", tendo ainda trazido "uma boa energia" na integração dos novos jogadores e "uma forte capacidade de trabalho".

"Tem sido cansativa a primeira semana. Temos trabalhado para afinar pormenores e para estarmos cada vez melhores e em forma", disse.

Josué esclareceu também que a equipa não quer "voltar a sofrer neste ano" tantos golos como no ano passado (53 golos), estando focada em "melhorar", apesar do trabalho defensivo estar ainda "muito no início".

"A organização defensiva é sempre muito trabalhada pelos treinadores. Não quer dizer que não tenha sido trabalhada no ano passado. A organização defensiva não é só os defesas. Realmente, sofremos muitos golos. Temos isso em mente para melhorar", referiu.

O jogador natural de Lisboa recusou ainda que as saídas do médio Cafú e do lateral-esquerdo Dalbert, que será brevemente oficializada, tenham fragilizado o grupo, lembrando que já chegaram reforços para essas posições, apesar de não fazer ideia se chegarão mais jogadores.

Questionado sobre a possibilidade de ser também vendido neste mercado de transferências de início de época, Josué reiterou que está "completamente tranquilo e focado no Vitória", explicando que renovou contrato (válido até 2019).

"Quando se renova contrato com um clube, é para permanecer. O mercado é sempre imprevisível, mas, neste momento, só penso em ajudar o clube, em convencer o novo treinador", afirmou.

O Vitória de Guimarães parte na segunda-feira para o estágio de pré-época em Ofir (Esposende), com Konan, lateral-esquerdo que começou os trabalhos com a equipa B, a integrar o lote de escolhidos de Pedro Martins.

Já o defesa-central João Afonso, a recuperar de uma cirurgia aos pés, Pedro Henrique, em gestão de esforço, e Alex, a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo, ainda estão a trabalhar condicionados.