O Sporting perdeu hoje por 4-1 no seu primeiro jogo da pré-época futebolística com o Mónaco, no qual merece destaque a exibição de Podence, o melhor em campo dos 'leões', e os desequilíbrios na organização defensiva.

O jovem avançado da equipa B aproveitou bem a oportunidade para se mostrar a Jorge Jesus, não só por ter sido o autor do único golo dos 'leões', aos 21 minutos, mas também pelo que jogou e fez jogar os companheiros, a ponto de se ter destacado de forma notória pela positiva.

O jogo revelou que o Mónaco, de Leonardo Jardim e no qual Bernardo Silva entrou na segunda metade, já tem um ritmo de jogo superior, por ter iniciado a época mais cedo por força da participação na qualificação da Liga dos Campeões, tendo este sido o quinto jogo, depois de ter somado vitória sobre o Lugano, empates com Sion e Kriens e derrota com o Lucerna, todos eles adversário suíços.

Além das boas indicações dadas por Podence, o dado mais positivo no primeiro teste do Sporting, a equipa somou erros defensivos que provocaram sucessivos desequilíbrios na defesa, que deram origem a quatro golos e outras oportunidades de golo para o ataque monegasco.

Jorge Jesus optou por jogar em 4x2x3x1, com um meio-campo com Petrovic ao lado de Bryan Ruiz, deslocado para o corredor central, Gelson e Matheus sobre as alas e Podence nas costas de Hernán Barcos.

Se no plano ofensivo houve algumas boas combinações a destacar, com Hernán Barcos a jogar de costas para a baliza, como referência e apoio para as entradas de Podence e dos extremos, no plano defensivo Gelson, sobretudo, e Matheus, permitiram sucessivos situações de 2x1 ao ataque do Mónaco pelas alas, deixando os laterais em inferioridade numérica.

Foi assim que o Mónaco marcou os quatro golos, em jogadas pelos flancos, aos 12, 23, 66 e 82 minutos, por Germain, Falcão, duas vezes, e Guido Carrillo, respetivamente, e poderia ter marcado mais, com os centrais a tentarem dobrar os laterais e a abrirem buracos no coração da área onde a equipa monegasca finalizou por quatro vezes.