Esta sexta-feira vai ficar decidido o calendário do futebol português para esta temporada. Em Santa Maria da Feira, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)
vai realizar o sorteio da Primeira Liga, da Segunda Liga e da Taça da Liga. No entanto, a ‘sorte’ não é assim tão à sorte.

Existem várias condicionantes que a Liga tem de ter em conta no momento de fazer o sorteio. Sporting, Benfica e FC Porto não se podem enfrentar nas duas primeiras jornadas. Para além disso, Benfica e Sporting não podem jogar em casa na mesma ronda. Isto é, se o Sporting começar o campeonato em Alvalade, o Benfica fica obrigado a iniciar a Liga fora do seu estádio.

Esta situação não é exclusiva do ‘dérbi’ lisboeta. As duplas FC Porto/Boavista, SC Braga/ Vitória de Guimarães e Nacional/ Marítimo também estão ao abrigo desta condicionante que se deve ao facto de serem equipas da mesma cidade.

As jornadas que envolvam os "três grandes" são, de facto, as mais condicionadas. Para além da regra em cima, FC Porto, Benfica e Sporting não podem jogar entre si em jornadas consecutivas.

A segunda volta implica as mesmas condicionantes até porque é obrigatório que seja uma versão espelhada da primeira. Se, por exemplo, o Vitória de Setúbal enfrentar o Tondela na primeira jornada da primeira volta, tem de voltar a jogar com o mesmo clube na primeira jornada da segunda volta.

O segundo escalão do futebol português rege-se segundo as mesmas condicionantes com uma extra. Na últimas jornadas de cada volta as cinco equipas B defrontam-se entre si, para que não interfiram com as contas da subida da subida e descida.

O sorteio do calendário das competições portuguesas (com exceção da Taça de Portugal) é feito esta sexta-feira. Os resultados começam a ser revelado apartir das 19h30, em Santa Maria da Feira.