O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, assumiu hoje "toda a responsabilidade" pela calendarização das três provas sob a égide do organismo.

"Está tudo planeado, toda a calendarização tem o cunho desta direção e é assim que se defende o futebol com talento, que não se compadece com amadorismo", disse o dirigente, no final do 'Kick-Off', cerimónia de abertura da temporada, na qual se ficaram a conhecer os calendários das I e II ligas, assim como da Taça da Liga.

A grande diferença face às épocas anteriores é, precisamente, esta última competição, com um modelo competitivo diferente, que terminará em finais de janeiro, com a disputa de uma 'final four' no estádio de Faro/Loulé, no Algarve.

"Fui dizendo que não era o responsável pela calendarização da época passada", argumentou Pedro Proença, fazendo alusão às dificuldades que foram encontradas para marcar as meias-finais e final da Taça da Liga, contrapondo: "Agora está tudo planeado e é esse o nosso posicionamento."

O presidente da Liga confirmou que o modelo competitivo desta prova se manterá "nos próximos anos".