O Nacional apresentou-se, hoje, oficialmente, para a época 2016/17 da I Liga de futebol, com o propósito de voltar à luta por uma lugar nas provas europeias.

Com 14 reforços contratados, entre os quais dois guarda-redes, o plantel dos insulares sofreu muitas alterações, tendo deixado o clube um total de dez jogadores, entre os quais o seu melhor marcador, o avançado 'Tiquinho' Soares, que, em final de contrato, deixou o emblema da Choupana, transferindo-se para o Vitória de Guimarães.

Por sua vez, Diogo Coelho e Edgar Abreu regressaram à Choupana, depois de terem representado o Desportivo de Chaves e o União de Leiria, a título de empréstimo. Já o avançado Camacho voltou a ser emprestado, desta feita à equipa B do Celta de Vigo.

O plantel insular está encerrado e só fará alterações caso se verifique alguma saída.

Durante a apresentação, o técnico Manuel Machado disse acreditar no plantel, mostrando-se convicto de que, na época 2016/17, a equipa melhorará em relação à última época.

Já o presidente do Nacional, Rui Alves, afirmou que o objetivo da época "é alimentado pelo regresso da equipa à luta pela presença nas competições europeias".

Durante a sua intervenção, o líder dos 'alvinegros' fez algumas críticas ao Governo Regional da Madeira, pelo facto de fazer alterações ao modelo dos apoios, "sem que os clubes sejam consultados".

Alves fez notar, também, o trabalho que é feito pelo Nacional junto das camadas jovens, "cumprindo um papel social, sem o devido reconhecimento governamental".

Por último, o 'capitão' de equipa, Rui Correia, também dirigiu breves palavras aos sócios e adeptos presentes no Estádio da Madeira: "Temos uma equipa melhor, o que nos poderá garantir uma época mais capaz, por forma a voltarmos a lutar pela presença do Nacional numa competição europeia."

Plantel do Nacional para a época 2016/2017:

- Guarda-redes: Rui Silva, Vítor São Bento (ex-Farense) e Framelin (ex-Alcanenense).

- Defesas: Campos, Bhéu (ex-Liga Muçulmana/Moçambique), Rui Correia, Tobias Figueiredo (emprestado pelo Sporting), Diogo Coelho (ex-Desportivo de Chaves), Rodrigo Alírio (júnior), Sequeira e Mauro Cerqueira.

- Médios: Aly Ghazal, Washington, Sérgio Duarte (ex-Oriental), Edgar Abreu (ex-União de Leiria), Jota, Luís Silva (ex-Desportivo de Chaves), Vítor Gonçalves (ex-Gil Vicente), Tiago Rodrigues (ex-Marítimo) e Willyan.

- Avançados: Salvador Agra, Witi, Okacha (ex-Mo Bejaia/Argélia), Nelson Bonilla (ex-Zira/Azerbaijão), Roniel (ex-Paços Ferreira) e Murillo (emprestado pelo Benfica).