O Vitória de Guimarães conquistou hoje o Troféu do Centenário do Varzim, depois de vencer o Rio Ave, no jogo da final da prova da pré-época futebolística, por 3-2.

Os vimaranenses, que neste segundo jogo se apresentaram com sua formação B, depois na véspera ter sido a sua equipa principal a vencer o Desportivo de Chaves, no desempate de grandes penalidades, acabaram por conseguir a reviravolta no marcador, depois de terem estado a perder por 2-0.

Os vila-condenses entraram melhor neste ensaio e ainda antes dos 20 minutos já tinham uma vantagem confortável, com os golos de Yazalde e Ronan.

Mas ainda na primeira parte, os minhotos anularam essa vantagem, primeiro com o tento de grande penalidade, apontada por Denis, pouco depois, por Bence, estabelecendo o 2-2 com que se chegou a intervalo.

Na segunda metade, a partida caiu de qualidade, e apesar dos vila-condenses terem tido mais posse de bola, acabaram por ser o Vitória de Guimarães a chegar ao golo, a seis minutos do final, através de uma grande penalidade, apontada por Kiko.

Antes, o Varzim, da II Liga de futebol, tinha vencido o Desportivo de Chaves, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, assegurando o terceiro lugar no seu torneio.

Os poveiros acabaram por ser mais eficazes nos penáltis, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar.

Nesse período, os flavienses até entraram melhor no jogo, inaugurando o marcador, ainda na primeira parte, por Latyr, logo aos sete minutos.

A equipa anfitriã reagiu na segunda parte, conseguindo a reviravolta no marcador através de dois tentos do Romário, ambos de grande penalidade, aos 53 e aos 80.

Já em período de descontos, Leandro Freire, aos 90+2, voltou a empatar o jogo, levando o jogo para a decisão dos penáltis, em que Varzim acabou por ser assertivo.