O árbitro internacional Sérgio Piscarreta foi despromovido à segunda categoria, confirmou na segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol, ao divulgar no seu sítio oficial a lista de árbitros, assistentes e observadores para a época 2016/2017.

Piscarreta, da associação do Algarve, foi penúltimo classificado na temporada passada, mas ainda podia ser ‘salvo’ pelo novo Conselho de Arbitragem da FPF, que tomou posse no mês passado e teria de analisar as situações de Jorge Sousa e de Vasco Santos.

Aqueles dois árbitros, que tiveram diferentes períodos de lesão durante a época, ficaram sem classificação, mas a equipa liderada por José Fontelas Gomes decidiu-se pela sua manutenção na categoria principal.

Além de Piscarreta, foi também relegado para a segunda categoria André Moreira, último classificado na época passada, tendo sido promovidos à categoria principal quatro juízes: Gonçalo Martins, Hélder Malheiro, João Mendes e João Borlido Matos.

Artur Soares Dias, da associação do Porto, foi designado pela primeira vez o melhor árbitro da Liga portuguesa, imediatamente à frente de João Capela e de Nuno Almeida, segundo e terceiro posicionados.