João Pedro, médio do Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, assumiu hoje que a equipa precisa de evoluir na "construção de jogo" no que resta da pré-época, apesar dos aspetos positivos.

O futebolista, de 23 anos, proveniente da equipa B, utilizado pelo técnico Pedro Martins nesta pré-temporada, garantiu que, por um lado, "os processos estão a ser bem assimilados", embora, por outro, haja "coisas ainda a melhorar". "[É preciso melhorar] um pouco de tudo, mas principalmente as fases de construção de jogo, chegar mais facilmente com a bola à área adversária. Penso que isso ainda está um bocado ‘verde', mas, com o tempo, tudo vai dar certo", considerou, após o treino no Complexo Desportivo vitoriano.

O vimaranense entrou nas segundas partes do duplo confronto com o Desportivo de Chaves, no sábado (triunfo vitoriano por 10-9 nas grandes penalidades, após 0-0 regulamentar) e na quarta-feira (1-1), e considerou que o mais importante, nesta fase, "jogar para ganhar ritmos e rotinas".

João Pedro, que, na época passada, realizou três jogos pela equipa principal, mas ‘caiu' posteriormente para a equipa B, avançou que "tem trabalhado sempre no máximo" para "finalmente" se afirmar, depois de quatro épocas na Segunda Liga em que talvez tenha faltado um pouco mais de "querer". "Faltou-me ter um pouco mais de ‘pulso firme' e de querer melhorar mais alguns aspetos. Mas quem decidia é que sabia as suas razões, e eu tenho de aceitar. Se não deu até agora, é porque não estava preparado", explicou.

O médio confessou ainda que prefere jogar como médio interior num sistema de ‘triângulo invertido' com um só médio-defensivo, apesar de, nos últimos anos, ter jogado "mais recuado", garantindo ainda ser "um jogador inteligente, com boa capacidade de passe, remate forte" e capaz de "coberturas tanto defensivas como ofensivas".

O primeiro jogo do Vitória de Guimarães no campeonato é frente ao ‘rival' minhoto, Sporting de Braga, em casa, mas o jogador garantiu que, apesar de todos os desafios serem para ganhar, o plantel está a trabalhar com toda a época em vista, pensando, para já, nos próximos jogos de preparação.

"Os jogadores pensam no treino de amanhã, no jogo amigável com o Paços de Ferreira, e com o Boavista também. Pensam em melhorar em cada dia, e estamos a trabalhar não só para o Braga, mas também para o campeonato", referiu.

O lateral-direito João Aurélio, com uma lesão muscular no gémeo da perna esquerda, o extremo Vigário, com uma luxação do cotovelo direito, e o avançado Soares, com uma entorse no joelho esquerdo, são, neste momento, os jogadores indisponíveis para Pedro Martins.