Islam Slimani e Adrien Silva deram ao Sporting a conquista da quinta edição do troféu Cinco Violinos em futebol, marcando os dois golos dos 'verde e brancos' na vitória 2-1 diante dos alemães do Wolfsburgo.

Os golos do Sporting surgiram na primeira parte, com Slimani a inaugurar o marcador, aos 26 minutos, após assistência de Bruno César, futebolista que sofreu a grande penalidade que deu o 2-0 aos 'leões', convertida por Adrien Silva, aos 34.

Já na segunda parte, o Wolfsburgo ainda reduziu aos 77 minutos, graças a um tento de Donkor, insuficiente para tirar ao Sporting o quinto troféu em cinco edições.

Com um 'onze' mais próximo daquele que se espera que seja a equipa base dos 'verde e brancos', com um tridente no meio campo composto por William Carvalho, Adrien Silva e João Mário, três campeões europeus por Portugal, o Sporting entrou bem no jogo, com mais posse de bola, mas continuou a mostrar alguma dificuldade em chegar à área adversária.

Contudo, na primeira vez que o fez, a formação de Jorge Jesus inaugurou o marcador por intermédio de Islam Slimani, que correspondeu da melhor maneira a cruzamento da esquerda vindo de Bruno César, aos 26 minutos.

O ascendente dos 'leões' manteve-se e, aos 34 minutos, Adrien Silva aumentou a contagem na transformação de uma grande penalidade a castigar falta do lateral-direito Träsh sobre Bruno César.

Até final da primeira parte, o Wolfsburgo ainda reagiu, mas pela frente apanhou um 'gigante' Ruí Patrício, que fez a defesa do jogo a 'bomba' Ricardo Rodríguez, após canto da direita, mantendo o resultado em 2-0.

No início do segundo tempo, Jorge Jesus colocou em campo Iuri Medeiros no lugar do campeão europeu João Mário e os 'leões', embora tenham perdido alguma rapidez nas transições da defesa para o ataque, mantiveram o domínio do jogo.

Depois da saída de Slimani, o Sporting perdeu muito do seu poder ofensivo e foi o Wolfsburgo que acabou por reduzir, graças a um golo de Donkor, aos 77 minutos, depois de uma jogada individual de Azzaoui pela direita, insuficiente para retirar a vitória ao Sporting.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting - Wolfsburgo, 2-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Slimani, 26 minutos.

2-0, Adrien Silva, 34 (grande penalidade).

2-1, Donkor, 77.

Equipas:

- Sporting: Rui Patrício, Schelotto, Coates, Ruben Semedo, Zeegelaar, João Mário, Adrien Silva, William Carvalho, Bruno César, Bryan Ruiz e Slimani.

Jogaram ainda: Iuri Medeiros, João Palhinha, Alan Ruiz, Jefferson, João Pereira, Daniel Podence, Aquilani, Naldo, Matheus Pereira e Ewerton.

(Suplentes: Azbe Jug, João Pereira, Ewerton, Naldo, Jefferson, Aquilani, João Palhinha, Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Podence, Alan Ruiz e Hernán Barcos).

Treinador: Jorge Jesus.

- Wolfsburgo: Casteels, Träsch, Knoche, Dante, Rodriguez, Gerhardt, Arnold, Brekalo, Didavi, Caligiuri e Bas Dost.

Jogaram ainda: Seguin, Ascues, Guilavogui, Mayoral, Horn, Donkor, Kruse, Conde e Azzaoui.

(Suplentes: Benaglio, Schafer, Bruma, Ascues, Kruse, Mayoral, Horn, Guilavogui, Conde, Seguin, Putaro, Donkor e Azzoui).

Treinador: Dieter Hecking.

Árbitro: Rui Rodrigues (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Träsch (33), Marvin (54), Daniel Podence (81), Alan Ruiz (81), Gerhardt (81), Seguin (86), Ascues (89) e João Pereira (90+1).

Assistência: 30.198 espetadores.