Primeira Liga

01-08-2016 16:32

Sindicato toma posição na terça-feira sobre despedimento coletivo na Académica

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) deverá tomar uma posição nas próximas 24 horas sobre o processo de despedimento coletivo em curso na Académica, da II Liga, disse hoje à agência Lusa fonte sindical.
35edf7f7ea73e143c33df9a6678d020094a67347.jpg
Foto: © 2015 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, usa da palavra durante a conferência de imprensa sobre o controlo financeiro da Liga Portuguesa de Futebol Profissional às competições que tutela, na sede do SJPF, em Lisboa, 13 de abril de 2015. MÁRIO CRUZ/LUSA

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Segundo João Oliveira, do departamento jurídico do SJPF, após a reunião realizada hoje, em Coimbra, o sindicato vai analisar os documentos contabilísticos facultados pela ‘briosa’ e tomar uma decisão.

"A reunião de hoje serviu para a entrega de alguns documentos que tínhamos requerido ao clube. Só depois de uma análise mais complexa é que tomamos uma decisão, que deve ser emitida nas próximas 24 horas", disse o jurista, adiantando que está agendada uma nova reunião para terça-feira às 11:00.

A Académica pretende diminuir a massa salarial do plantel profissional e recorreu ao despedimento coletivo para extinguir oito "postos de trabalho", embora mantenha negociações com alguns jogadores.

A nova gerência justifica a decisão com o facto de o clube ter descido à II Liga, "realidade que diminui abruptamente as receitas e que obriga a uma profunda reestruturação interna com vista a adaptar os seus recursos à nova realidade".

A Direção liderada por Paulo Almeida destaca que, "de entre as receitas, a maior fatia é, de longe, composta pelos direitos televisivos pagos ao abrigo do contrato com a empresa PPTV, SA, que rendeu no ano transato dois milhões de euros e que, na próxima época desportiva, irá render 500 mil euros".

Conteúdo publicado por Sportinforma