O Sporting foi derrotado esta noite pelo Real Bétis, por 3-2, na sua estreia na Algarve Summer Cup, e somou assim a sua quinta derrota na pré-temporada, depois dos desaires com Zenit, PSV, Mónaco e Lyon.

No primeiro dos dois desafios do clube de Alvalade a Sul - irá jogar esta sexta-feira com o Nice -, o técnico Jorge Jesus iniciou já uma aproximação às escolhas que poderão figurar no arranque da Liga, embora tenha testado igualmente elementos habitualmente pouco utilizados, como Naldo, Bruno Paulista ou Zeegelaar. Já no ataque figuraram a dupla Ruiz: Bryan e o reforço Alan.

Já a equipa espanhola, comandada por Gustavo Poyet, fez jus à boa pré-época, onde trazia um registo de cinco triunfos em seis jogos, e contou com a superior inspiração de Ruben Castro, autor dos três golos dos andaluzes diante dos leões.

Neste desafio, onde se cumpriu um minuto de silêncio em memória de Moniz Pereira, foi o Sporting a entrar melhor e a adiantar-se no marcador logo aos 16 minutos. Alan Ruiz foi eficaz a encostar para a baliza espanhola, na sequência de um excelente trabalho do seu parceiro de ataque: Bryan Ruiz.

Porém, o Bétis foi lesto e contundente a reagir. Em dez minutos chegou ao empate e doze minutos depois já estava em posição de vantagem, uma cortesia de Ruben Castro. O primeiro tento, aos 26', surgiu de cabeça após um cruzamento de Sanabria; já o segundo golo nasceu de uma boa jogada do avançado, depois de ter ultrapassado a marcação de Schelotto, culminada com um remate rasteiro certeiro.

Foi a perder por 2-1 que o Sporting recolheu aos balneários para o intervalo, mas a segunda parte não trouxe muitas melhorias à formação de Jorge Jesus. Apesar das muitas mudanças operadas antes do recomeço, foi o Bétis a marcar novamente.

Quando estavam decorridos 58 minutos, Ruben Castro fez a recarga decisiva depois de um primeiro remate de Sanabria a que Rui Patrício correspondeu com uma defesa incompleta. Estava feito o 3-1, complicando a vida aos leões.

Pouco depois houve tempo para a estreia de Marcelo Meli com a camisola leonina, mas o reforço pouco se mostrou na sua primeira aparição.

O esforço de reação do Sporting acabou por ser premiado aos 75, com Slimani, que havia saltado do banco, a reduzir para 3-2, num excelente golpe de cabeça.

Já em tempo de descontos o Sporting pediu mesmo grande penalidade por um puxão a Meli na grande área do Bétis, mas o árbitro Nuno Almeida nada assinalou, apitando pouco depois para o fim da partida e selando mais uma escorregadela do leão.