Uma ‘startup’ portuguesa vai disponibilizar, brevemente e a custos reduzidos, para jogadores amadores a tecnologia ‘tracking GPS’, utilizada por grandes clubes de futebol para análise de desempenho.
A empresa Magicoach espera lançar a aplicação móvel, que estará disponível para os sistemas iOS e android em setembro a um custo individual abaixo dos 300 euros.
Segundo João Wemans, responsável da Magicoach, “a tecnologia ‘tracking GPS’, tem custos a rondar os 60.000 euros época e é utilizada, entre outros, pelos três ‘grandes’ do futebol português – Benfica, FC Porto e Sporting – e por quase todos os clubes da liga inglesa”.
O Leicester, atual campeão inglês de futebol, é, segundo João Wemans, “um exemplo da boa utilização do sistema e conseguiu, contra todas as expetativas, conquistar o título”.
A aplicação permite recolher dos dados através de dispositivos GPS colocados numa braçadeira em cada jogador, que fornecem um vasto conjunto de indicadores físicos e táticos que permitem avaliar o desempenho individual e aumentar a interação social e competitiva entre os vários jogadores.
No passado fim de semana, o sistema foi, de acordo com João Wemans, testado numa competição de futebol amador, tendo “cada jogador sido avaliado em termos físicos e táticos através do tracking dos seus movimentos”.
“Os mais de 250 jogadores, responsáveis de equipas e organização do evento foram unânimes em considerar a experiência um sucesso ao acrescentar aos jogos uma nova componente de competição e interação”, referiu.