Rafa está quase certamente de saída do SC Braga depois do jogo da Supertaça Cândido de Oliveira. O internacional é muito cobiçado em Portugal e no estrangeiro, mas os interessados nacionais estão a fazer tudo para tentar garantir a contratação do médio dos bracarenses.

O interesse em Rafa provocou um 'diferendo' na imprensa nacional. Esta quarta-feira surgem notícias que colocam o jogador num caminho para fora de Braga, mas com destino incerto. O jornal ‘Record’ coloca o internacional português mais perto de assinar pelo Benfica, enquanto ‘A Bola’ avança negociações avançadas com o FC Porto.

Para o ‘Record’, a ideia de que Rafa está perto de vestir de ‘encarnado’ baseia-se no facto de o empresário do jogador, António Araújo, ter estado no Seixal numa reunião com Luís Felipe Vieira. Para além dos contactos entre a direção benfiquista e o empresário, o jornal avança também que o jogador esteve em Lisboa a gozar a folga depois do jogo da Supertaça Cândido de Oliveira.

Do lado de ‘A Bola’, os argumentos para a ida de Rafa para o FC Porto recaem sobre as vontades do clube da cidade Invicta. Tanto Nuno Espírito Santo como Pinto da Costa gostam da forma de jogar de Rafa e querem colocar o médio no plantel dos ‘azuis e brancos’. De acordo com o jornal, para além das intenções, o FC Porto conta ainda com o historial de negócios com o SC Braga. Em janeiro os ‘dragões’ não asseguraram a contratação de Rafa por escassos minutos e agora estão de volta à carga pelo internacional português.

Apesar das discordâncias em relação ao destino de Rafa uma coisa parece certa: o preço. António Salvador não prescinde de receber os 20 milhões da cláusula de rescisão do jogador. O presidente dos bracarenses está intransigente, mas tanto Benfica como FC Porto têm ‘trunfos’ para diminuir as exigências de António Salvador.

Os ‘dragões’ estão dispostos a ceder Josué e pagar uma verba que deve passar os 10 milhões para garantir Rafa. Na Luz, Luís Felipe Vieira acena com Rui Fonte e uma verba monetária para convencer o presidente do SC Braga.

O duelo entre FC Porto e Benfica não é uma questão recente. Nos últimos anos houve vários jogadores que os dois clubes disputaram entre si. A ‘questão’ Rafa é só mais um dos capítulos de um ‘guerra’ com muitas batalhas.