O destino de Rafa é para já um dos segredos mais bem guardados do futebol português. O jogador do SC Braga está a ser ‘perseguido’ por FC Porto e Benfica, que estão preparados para fazer de tudo para garantir os serviços do internacional português.

Depois de ontem terem surgido notícias contraditórias, o assunto Rafa volta às manchetes da imprensa nacional. A transferência do ‘guerreiro’ de Braga é um tema sensível e tanto os ‘dragões’ como os ‘encarnados’ têm argumentos para tentar convencer António Salvador a abdicar dos serviços do jogador por valores abaixo dos 20 milhões da cláusula de rescisão.

De acordo com o jornal ‘A Bola’, o FC Porto tem um ‘namoro’ mais antigo com o internacional português. Depois de no ano passado ter estado muito perto de assinar pelos ‘dragões’, Rafa voltou ao ‘radar’ e é um alvo para a equipa de Nuno Espírito Santo. A maior questão que coloca o jogador do SC Braga longe do Estádio do Dragão passa pelos argumentos financeiros. A equipa liderada por Pinto da Costa não pode entrar em loucuras no mercado de transferências. Sem o dinheiro certo da entrada na Liga dos Campeões (o FC Porto vai disputar o play-off com a Roma), é necessária alguma contenção na altura de pagar por Rafa. O clube quer introduzir jogadores no negócio para tentar baixar o preço, mas pode não ser suficiente.

Do lado do Benfica o dinheiro não é obstáculo, mas existem questões que afastam o médio da Luz. O plantel dos ‘encarnados’ tem, para já, seis opções válidas para jogar nas alas. A chegada do internacional português iria sobrelotar um área que já tem excesso de pessoas. Como tal, é preciso que Luís Felipe Vieira arrume a casa antes de apontar baterias para Rafa. Carcela não entra nos planos, Salvio pode estar de saída e Carrillo também é opção para sair.

De dia para dia a transferência de Rafa é vista com mais certeza, sobretudo depois de o empresário do jogador ter confirmado que estão a decorrer negociações pelo passe do médio. O internacional português tem contrato até 2019 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.