Emiliano Velázquez chega a Braga poucos dias depois da saída do também defesa-central Sasso para os ingleses do Sheffield Wednesday, clube orientado por Carlos Carvalhal e a que tinha sido emprestado na época passada.

Além do agora reforço, os minhotos têm mais quatro centrais no plantel (ainda André Pinto, Boly, Rosic e Ricardo Ferreira, sendo que este último está lesionado e só deverá regressar dentro de cerca de dez semanas).

Velázquez chega por empréstimo do Atlético de Madrid por uma temporada, sendo que nas últimas duas alinhou no Getafe, igualmente da I Liga espanhola.

Em declarações ao sítio oficial dos bracarenses, disse ter recebido conselhos de várias pessoas para aceitar o convite, nomeadamente de Luís Aguiar, seu compatriota que regressou esta época ao Sporting de Braga e, principalmente, de Tiago, internacional português do Atlético de Madrid e antigo atleta dos ‘arsenalistas’.

"Falou-me muito e muito bem sobre o clube e as pessoas, foi uma das pessoas mais importantes para a minha decisão. Disse-me que esta era como se fosse uma casa para ele, que se sentia muito contente com o progresso do clube, que o segue muito e que conhece muita gente aqui que me vai tratar muito bem", disse.

O internacional pelo Uruguai nas camadas jovens notou ainda que a sua experiência no campeonato espanhol pode ser uma mais-valia e definiu-se como um jogador que “em atitude é irrepreensível, que dá sempre o máximo e que tenta sempre acrescentar com o que pode”.