E logo à terceira jornada do campeonato, o primeiro grande clássico. Sporting e FC Porto defrontam-se numa fase precoce, é certo, mas ambas as equipas chegam ao duelo moralizadas graças aos resultados no arranque da época.

Tanto Sporting e FC Porto venceram os respetivos encontros no campeonato até agora e lideram em conjunto a tabela, tendo beneficiado do inesperado empate do Benfica na receção ao Vitória de Setúbal, que deixa os 'encarnados' a dois pontos de 'leões' e dragões'.

No que toca à equipa de Alvalade, novamente liderada por Jorge Jesus, o campeonato arrancou com uma receção ao Marítimo e não houve dúvidas quanto ao vencedor. A superioridade dos 'leões' foi clara e foi materializada com os golos de Coates (21') e Bryan Ruiz (60'). Um triunfo por 2-0 para abrir bem o campeonato.

A segunda jornada trouxe uma sempre exigente deslocação a Paços de Ferreira, mas a equipa leonina conseguiu sair da Mata Real com os três pontos graças a um triunfo pela margem mínima (0-1). Adrien Silva, o 'capitão' que ostenta agora o título de campeão da Europa, marcou o golo da vitória.

Quanto aos 'dragões', agora treinados por Nuno Espírito Santo, a época começou com uma curta deslocação a Vila do Conde, ao terreno do Rio Ave, e chegou a soar o alerta. Marcelo marcou primeiro, assustando os adeptos portistas, mas Corona, Herrera e André Silva - a nova figura do ataque 'azul-e-branco' - consumaram o triunfo por 1-3.

Na segunda jornada os 'dragões' regressaram a casa e defrontaram o Estoril, num duelo que também este longe de ser fácil. A equipa de Nuno foi claramente superior mas acumulou falhanços até ao minuto 84, momento em que André Silva foi herói e cabeceou para o triunfo após um grande cruzamento de Layún.

A equipa 'azul-e-branca' chega ainda a este primeiro grande 'clássico' altamente moralizada depois de ter eliminado de forma contundente a poderosa Roma no 'play-off' de acesso à Liga dos Campeões. A uma primeira mão alarmante (empate a uma bola em casa) seguiu-se uma deslocação à capital romana que constituiu uma noite de sonho para os adeptos portistas. Vitória clara por 3-0, num duelo em que o FC Porto beneficiou das duas expulsões na equipa italiana.

Com arranques de grande qualidade na época 2016/17, Sporting e FC Porto vão agora defrontar-se em Alvalade sabendo que é impossível que ambas as equipas continuem plenamente satisfeitas com o início de temporada. Um empate poderá permitir desde já uma liderança partilhada entre os três principais candidatos ao título.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.