Sporting e FC Porto vão jogar em Alvalade o 224º encontro na história entre as duas equipas. O jogo da terceira jornada é o ponto alto do campeonato português até agora e pode desempatar um registo que teve início em 1935 quando os dois clubes se enfrentaram pela primeira vez na 1º divisão.

Quando as duas equipas pisarem o relvado, o historial estará empatado. Tanto Sporting como FC Porto têm 80 vitórias em seu nome gravadas na história. Os empates são 63. Com efeito, o jogo entre ‘leões’ e ‘dragões’ pode fazer pender a balança para um dos lados, enquanto o empate mantém o registo empatado.

Do ponto de vista histórico o Sporting tem uma ligeira vantagem em Alvalade. A jogar em casa, o clube leonino tem um registo bastante favorável frente ao FC Porto. Em 105 jogos no campo dos ‘leões’, o Sporting conseguiu a vitória por 55 vezes face às 20 vitórias dos azuis e brancos. Neste cenário, os empates foram 30.

Neste historial a liga portuguesa recebeu a maioria dos jogos entre os dois emblemas. Ao todo, 82 dos 105 jogos em Alvalade foram para o campeonato e, também aqui, há vantagem para os ‘leões’: 44 vitórias em 82 jogos.

Na memória ficam as maiores vitórias de sempre em jogos em Alvalade. Para o lado da equipa da casa é preciso regressar a 1936. Na edição desse ano do campeonato, o FC Porto saiu goleado do reduto dos ‘leões’ por 9-1. Soeiro foi o herói ao marcar quatro golos na vitória leonina.

Do lado do FC Porto os números não são tão expressivos e é preciso regressar à época de 1973/1974. Na corrida rumo ao título que o Sporting acabaria por conquistar, os ‘dragões’ conseguiram vencer o rival em Lisboa por 0-3. Apesar da vitória, o FC Porto acabou a temporada em quarto lugar.

Este domingo, Sporting e FC Porto entram em campo em igualdade pontual. As duas equipas foram as únicas a vencer os dois primeiros jogos do campeonato e lideram com dois pontos de vantagem sobre o Benfica.