Sporting - FC Porto

25-08-2016 16:03

Se ganhar um clássico é bom, imagine com uma goleada...

Num historial empatado, é preciso voltar à década de 30 para encontrar as maiores goleadas entre Sporting e FC Porto.
Pinga contra o Sporting
Foto: DR

A maior goleada entre as duas equipas aconteceu em 1935/36. O FC Porto venceu por 10-1.

Por José Rafael Lopes sapodesporto@sapo.pt

O primeiro clássico da época 2016/17 está cada vez mais perto. No próximo domingo, Sporting e FC Porto disputam em Alvalade a liderança do campeonato. As duas equipas foram as únicas a vencer nas duas primeiras jornadas e trouxeram ‘tempero’ a um jogo que já se adivinhava quente.

A história entre ‘leões’ e ‘dragões’ já teve vários capítulos e, em Alvalade, o Sporting tem uma franca vantagem. O grande objetivo para as duas formações passa por conquistar os três pontos, mas se for possível e o jogo assim o permitir, uma goleada pode ser muito satisfatória para os adeptos.

Nuno Espírito Santo está prestes a jogar o primeiro clássico da sua carreira depois de passagens por Rio Ave e Valência. Jorge Jesus já é um veterano. Depois de seis anos no Benfica, o treinador do clube leonino traz consigo sete anos a treinar um dos ‘três grandes’. Apesar da experiência, Jorge Jesus nunca venceu por goleada nenhum dos rivais mais próximos.

Começando pela equipa que joga em casa, a maior vitória do Sporting sobre o FC Porto ocorreu na década de 1930. O jogo no Estádio de Campo Grande (casa leonina na altura) da 10º jornada do campeonato de 1936/37 foi apitado por Henrique Rosa. Numa altura em que toda a gente esperava um jogo equilibrado, a equipa leonina tinha outros planos. Os ‘leões’ entraram na máxima força e venceram o jogo por 9-1. João Cruz e Manuel Soeiro foram os heróis, com um hat-trick para Cruz e um póquer para Soeiro. Do lado azul-e-branco, Pinga marcou o tento solitário no arranque da segunda parte numa altura em que o marcador mostrava 4-0 para os ‘leões’.

Fora de Alvalade, os resultados do Sporting não são tão avassaladores frente ao FC Porto. Nos 223 encontros entre as duas equipas, as vitórias dos leões no reduto da equipa portista simbolizam apenas 19 vitórias.

Com efeito, o melhor resultado alguma vez alcançado pelo Sporting em casa dos ‘dragões’ ocorreu em 1944 para a Taça de Portugal. No antigo Estádio do Lima, no Porto, o Sporting de Peyroteo venceu o FC Porto por 1-4. A antiga glória leonina foi a figura do encontro com dois golos marcados. Gomes da Costa fez o golo portista.

O FC Porto tem um historial pouco famoso em Alvalade. Jogar em casa do Sporting tem sido, nos últimos anos, uma visita complicada. No entanto, a equipa agora orientada por Nuno Espírito Santo já conseguiu bons resultados em terrenos leoninos.

A maior goleada azul e branca no reduto dos ‘leões’ remota a 1972 no antigo Estádio José Alvalade. No último dia do ano, Sporting e FC Porto enfrentaram-se na 16º jornada e último jogo do ano. Perante um estádio cheio, a equipa dos ‘dragões’ bateu o Sporting por uns esclarecedores 0-3. Flávio Minuano bisou, enquanto Abel Miglietti fechou as contas.

Em casa do ‘dragão’, a vantagem do FC Porto é mais explícita. A equipa da cidade Invicta tem uma percentagem de vitórias acima dos 50% e tem o recorde de maior goleada dos azuis-e-brancos contra o Sporting.

O recorde do clube leonino ficou fixado em 1936 com 9-1 a favor dos ‘leões’. No entanto, o FC Porto, no ano anterior tinha imposto uma goleada maior. Na época de 1935/36, os ‘dragões’ venceram o Sporting por 10-1. A goleada da década de 30 é o resultado mais desequilibrado entre as duas formações de sempre. Pinga foi o homem do jogo com três golos sendo que, ao intervalo, o FC Porto vencia por 6-1.

Este domingo não são esperados resultados tão volumosos como na década de 30, mas a motivação para vencer o rival mantém-se, mesmo após 223 encontros. Mudam-se os palcos, mudam-se os treinadores e os jogadores, mas os emblemas mantêm-se.

Sporting e FC Porto enfrentam-se no próximo domingo em Alvalade na terceira jornada do campeonato. As duas equipas estão empatadas no primeiro lugar da classificação com seis pontos. O embate entre ‘leões’ e ‘dragões’ tem início marcado para as 18h00 horas.

Conteúdo publicado por Sportinforma