Sporting - FC Porto

27-08-2016 11:30

Em busca do título fugidio

'Leões' e 'dragões' defrontam-se no domingo com um objetivo comum para a nova época: recuperar o título que escapa há muito.
Em busca do título fugidio

Sporting e FC Porto venceram os seus últimos campeonatos em 2002 e 2013, respetivamente.

Por Gaspar Castro sapodesporto@sapo.pt

Tanto Sporting e FC Porto arrancam a nova temporada com o claro objetivo de recuperar o título que há muito escapa às duas equipas, com o caso do Sporting a ser o mais 'bicudo' neste aspeto.

Ambas as equipas arrancaram a atual temporada com vitórias nas duas primeiras jornadas e beneficiaram, para já, da escorregadela do tricampeão Benfica em plena Luz, ante o Vitória de Setúbal. Ainda assim, sabe-se que o campeonato é longo e um triunfo no clássico de domingo seria para qualquer uma das equipas um tónico ideal para a busca pelo tal título fugidio.

Sporting: o título de 2001/02 e a feroz dupla João V. Pinto/Jardel

Quanto ao Sporting, já lá vão 15 épocas desde o último campeonato conquistado, em 2001/02. O surpreendente Boavista era o campeão em título e os 'três' grandes vinham de épocas dececionantes.

O FC Porto trazia para a nova época um segundo lugar na temporada anterior, o Sporting havia sido terceiro e o Benfica, incrivelmente, vinha de um sexto lugar. Não havia favoritos nesta nova época, mas os 'leões' de Lazlo Boloni acabariam por conquistar Portugal. João Vieira Pinto era o maestro de uma equipa que tinha como referência maior de ataque Mário Jardel, ex-FC Porto.

A equipa leonina arrancou bem o campeonato, com uma vitória sobre o FC Porto por 1-0 (golo de Niculae), mas as jornadas seguintes foram desoladoras. Chegou então o 'Super' Mário Jardel, que foi o catalisador perfeito para uma época de sucesso.

A fazer uma dupla notável com João Vieira Pinto, Jardel acabou por somar uns impressionantes 42 golos no campeonato, empurrando e mantendo os 'leões' no topo da tabela. De forma algo curiosa, foi uma vitória do Benfica diante do Boavista, por 2-1, que confirmou o título dos 'leões', que fizeram a festa num triunfo por 2-1 sobre o Beira-Mar em Alvalade.

FC Porto: o título de 2012/13 com 'fator K' e ajoelhar de Jesus

O último título nacional conquistado pelo FC Porto é, independemente da maior proximidade temporal, um dos títulos que os adeptos portistas melhor recordam e recordarão nas suas vidas, pela forma dramática como foi conquistado. Foi há quatro épocas e antecedeu uma nova era de domínio do Benfica no futebol português.

Ao bom jeito de uma fita 'hollywoodesca', os 'dragões' chegaram à reta final da Liga atrás do Benfica e o tricampeonato parecia quase impossível de alcançar. Por uma casualidade do calendário, porém, a penúltima jornada trouxe um 'clássico' entre FC Porto e Benfica em pleno Estádio do Dragão.

A jogarem em casa, os 'dragões' começaram a perder mas conseguiram empatar a partida. O pico dramático deste filme, porém, estava guardado para o fim. Já nos descontos, Liedson lançou Kelvin e o brasileiro atirou cruzado, batendo Artur. O Dragão explodiu como nunca e Jorge Jesus caiu de joelhos, numa imagem que é já icónica no futebol português. Do outro lado, Vítor Pereira corria relva fora, visivelmente eufórico.

Com o salto para o topo da tabela classificativa, o FC Porto precisou apenas de confirmar o tricampeonato com um triunfo em Paços de Ferreira, por duas bolas a zero.

Conteúdo publicado por Sportinforma