Com três golos e uma assistência, Moussa Marega é, para já, o grande destaque da Liga 2016/2017. Sem espaço no FC Porto, o avançado foi emprestado ao Vitória de Guimarães onde vai brilhando. Nunca teve um arranque tão promissor na sua carreira.

Contratado ao Marítimo no mercado de inverno na época 2015/2016, o franco-maliano apenas apontou um golo com a camisola dos "dragões", frente ao Gil Vicente, para a Taça de Portugal. Foi aposta de José Peseiro, anterior técnico do FC Porto, nos primeiros jogos mas foi perdendo espaço até começar a falhar as convocatórias.

Esta época Marega parece ter-se reencontrado com os golos em Guimarães. O avançado de 25 anos só não marcou na primeira ronda, na derrota caseira ante o SC Braga no dérbi minhoto. Nas jornadas seguintes foi determinante na vitória na Madeira frente ao Marítimo, seu antigo clube. Na derradeira ronda esteve inspirado ao marcar dois dos cinco golos com que o Vitória de Guimarães derrotou o Paços Ferreira (5-3).

Numa altura em que a Liga pára para os compromissos das seleções, Marega assume-se como melhor marcador da prova, com três golos.

Se no Vitoria de Guimarães só precisou de três jornadas para chegar aos três golos, no Marítimo foram precisas 13 rondas para o maliano atingir esta cifra de golos. Depois Marega afinou a pontaria e apontou 15 golos pelos madeirenses, entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016, antes de se mudar para o FC Porto.

Uma coisa é certa: na próxima ronda irá ficar em branco já que Pedro Martins não poderá contar com ele para a deslocação ao Dragão. Marega está emprestado pelo FC Porto e, de acordo com as novas regras, não poderá jogar frente ao clube que detém o seu passe.