“Nunca esperei chegar onde cheguei. Fui sempre vivendo os momentos dia a dia, tentando levar sempre a vida tranquila e isso é que me trouxe até aqui. Não levo o futuro muito a serio, mas também não na brincadeira. É o meio-termo”, disse o jogador à Benfica TV.

O internacional português de 23 anos, cuja transferência do Sporting de Braga para o Benfica custou 16,4 milhões de euros, assumiu a família influenciou muito a decisão – e lembrou que o Benfica “é tricampeão e a lutar sempre por grandes objetivos”.

“Isso também me levou a aceitar. Desde que houve interesse, o Benfica acabou por ser sempre a minha escolha”, reforçou o extremo, que está ao serviço da seleção portuguesa, a preparar o arranque da fase de qualificação para o Mundial2018.

Questionado sobre o papel do presidente Luís Filipe Vieira na sua opção, reconheceu que foi “muito importante porque sempre demonstrou interesse muito grande”, situação que o “tocou”: “Acabou por ser uma peça importante para eu vir para o Benfica”.

Rafa acredita que vai ser “bem recebido” pelos colegas e assim ter uma “adaptação fácil” e elogiou o apoio da massa associativa benfiquista, considerando que a encara como uma “força extra” na ajuda à equipa.

“[A estreia] vai ser um momento muito gratificante para mim. Vou sentir enorme orgulho, porque estou muito contente por representar este clube. O objetivo é sempre dignificar o clube, ajudar o Benfica a atingir os objetivos a que se propõe. Fazer tudo para o conseguir”, acrescentou.

O atleta relativiza a “pressão” de representar o Benfica – “temos de saber lidar com isso facilmente” – e promete “muito trabalho, dar sempre tudo até ao fim, nunca desistir e ajudar o clube a chegar ainda mais longe”

Formado no Alverca, Rafa representou o Feirense em 2012/13 e depois foi contratado pelo Sporting de Braga, onde ganhou influência crescente nas três épocas nos ‘arsenalistas’.