Futebol

09-09-2016 09:23

Jornada de estreias para os três grandes

Terminado o período de transferências, a quarta etapa do campeonato vai servir para ver muitas das caras novas dos clubes portugueses.
Rafa Silva
Foto: JOSE COELHO / LUSA

Rafa Silva deve jogar esta sexta-feira em Arouca

Por José Rafael Lopes sapodesporto@sapo.pt

A quarta jornada inicia-se esta sexta-feira com o Arouca-Benfica e é esperado que esta seja a jornada de muitas estreias no campeonato português. Depois do fecho do mercado e da pausa para as seleções nacionais, a primeira liga regressa com perspetivas de ver os novos jogadores que estão nos três grandes.

O Benfica de Rui Vitória dá início às hostilidades frente ao Arouca com a certeza de que vai ter de fazer alterações. Sem Jonas, Mitroglou e Raúl Giménez, o treinador português não conta com nenhuma das opções para o ataque. A solução encontrada passa por promover à primeira equipa José Gomes. O luso-guineense de apenas 17 anos foi convocado para a visita a Arouca e é o único avançado centro nos escolhidos de Rui Vitória.

Quem também está à espreita de uma estreia é Rafa. O jogador ex-SC Braga que provocou a maior novela deste defeso ainda só treinou por duas vezes com os encarnados, mas tendo em conta as ‘faltas’ de homens na frente, pode ser opção direta para o 11 inicial do Benfica juntamente com Gonçalo Guedes na frente.

A maior possibilidade de ver reforços chega contudo de Alvalade. O clube leonino aposto forte na parte final do campeonato e trouxe para Portugal vários reforços sendo o ataque a prioridade do clube liderado por Bruno de Carvalho. À partida, sem Slimani que rumou a Inglaterra, o escolhido deverá ser Bas Dost. O internacional holandês é o reforço mais caro da história e é visto como o homem escolhido para substituir o avançado magrebino. Na frente, há ainda as opções Luc Castaignos e André que chegaram neste defeso.

A equipa de Jorge Jesus tem também de fazer uma alteração no meio-campo. João Mário deixou o clube para rumar ao Inter de Milão e deixou uma vaga em aberto no ‘miolo’ da equipa leonina. Elisa regressou do Brasil é deverá ocupar o lugar numa altura em que surgem informações de que o treinador português está muito satisfeito com o rendimento do internacional ‘canarinho’.

Do Dragão o grande reforço pode até ser um jogador que já fazia parte do plantel. Brahimi não saiu no mercado e ficou no FC Porto de Nuno Espírito Santo. O treinador já afirmou que conta com o argelino e que pode apostar na recuperação de uma jogador que esteve com um pé fora da cidade Invicta. O regresso de Brahimi aos jogos com a camisola do dragões não se avizinha fácil face aos bons momentos de Otávio e Jesus Corona, mas o FC Porto recebeu do fecho do mercado mais uma opção para a frente de ataque.

Na defesa, o jogo com o Vitória de Guimarães pode ser dia de estreia para Boly. O defesa central francês até já jogou contra a equipa de Pedro Martins pelo SC Braga, mas pode repetir a façanha com a camisola do FC Porto. O jogador foi o último reforço a ser confirmado pela equipa liderada por Pinto da Costa depois de uma primeira tentativa falhada da sua contratação aos ‘bracarenses’.

Pela Europa, os ‘ex-primeira liga’ também estão em modo de estreia. João Mário e Slimani deixaram o Sporting e devem estrear-se pelos respetivos clubes. O internacional português é uma aposta de Frank De Boer no Inter de Milão e deve envergar a camisola a titular frente ao Pescara. A equipa italiana não está bem posicionada no arranque do campeonato ocupando o 17º lugar.

Em Inglaterra, Slimani pode estrear-se pelo Leicester no jogo de dificuldade mais elevada. O avançado argelino vai enfrentar o Liverpool em Anfield Road na próxima jornada da Premier League. Claudio Ranieri não confirmou a utilização do magrebino, mas deixou indicações de que Slimani pode ser titular devido à boa forma com que chegou ao emblema inglês.

Renato Sanches é mais um dos jogadores que estão em modo de estreia. O jovem médio português já chegou ao Bayern de Munique com mais antecedência, mas foi fustigado por uma lesão impeditiva de jogar. Frente ao Schalke 04, o internacional português está recuperado a 100% e Ancelotti garantiu que ele é opção para o jogo da Bundesliga.

Depois de uma pausa para compromissos internacionais, os campeonatos estão de volta. Um dos destaques vem de Manchester, cidade que vai receber uma dos ‘dérbies’ da cidade mais quente dos últimos anos. Vai ser Mourinho frente a Guardiola no ‘Teatro dos sonhos’.

Conteúdo publicado por Sportinforma