O Sporting venceu este sábado o Moreirense por 3-0, em jogo a contar para a 4ª jornada, e recuperou a liderança isolada do campeonato nacional antes da deslocação ao Estádio Santiago Bernabéu, onde na quarta-feira defronta o Real Madrid no primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.

No primeiro jogo em Alvalade desde que Islam Slimani e João Mário saíram do clube leonino, o Sporting apresentou dois reforços no onze titular. Bas Dost e Joel Campbell estrearam-se como titulares de leão ao peito, e o ambiente no Estádio estava propício para a estreia dos novos reforços.

Já o Moreirense apresentou-se em Alvalade com Alan Schons a titular devido a ausência de Francisco Geraldes, jogador emprestado pelo Sporting à formação de Moreira de Cónegos.

A jogar em casa, o Sporting procurou assumir o domínio de jogo logo nos instantes iniciais. A defesa minhota mostrava segurança e ia aguentando bem as investidas leoninas junto à área da baliza defendida por Makaridze. Em contra-ataque, a equipa liderada por Nuno Costa mostrava organização e velocidade, nomeadamente por intermédio de Dramé, mas as situações de perigo criadas revelavam défice de objetividade.

Aos 27 minutos de jogo, um passe de William Carvalho para a pequena área do Moreirense encontrou Gelson Martins, que com um toque subtil de classe abriu o marcador para fazer o 1-0 para o Sporting.

Aos 34 minutos, a equipa do Moreirense viu-se reduzida a 10 jogadores com a expulsão de Nildo Petrolina por acumulação de cartões amarelos.

Em vantagem numérica, tanto no marcador como em campo, o Sporting acabou por gerir a vantagem até ao intervalo apesar de algumas tímidas iniciativas dos homens de Moreira de Cónegos.

Na segunda parte, o Sporting entrou com o pé a fundo e logo no primeiro minuto Bas Dost teve uma soberana ocasião para dilatar o marcador mas uma defesa apertada de Makaridze negou o golo ao avançado holandês.

Aos 52 minutos, o Sporting sentenciou praticamente o jogo numa jogada de belo efeito de Alan Ruiz, que com um cruzamento milimétrico colocou o esférico na cabeça de Joel Campbell para o 2-0. O internacional costa-riquenho estreou-se a marcar pelo Sporting e demonstrou que está à altura de colmatar as recentes saídas na equipa de verde e branco.

E foi sem dificuldades que, quatro minutos depois do golo de Joel Campbell, o Sporting acabou por dilatar a vantagem por intermédio de Bas Dost. O gigante holandês respondeu a um centro na direita de Schelotto e já no chão conseguiu esticar a perna para desviar a bola para o fundo da baliza.

Aos 67 minutos, Adrien Silva foi substituído por Elias para o aplauso da noite. As bancadas fizeram questão de prestar tributo ao capitão leonino com uma ovação de pé. Já em relação ao regresso do médio brasileiro a Alvalade, as bancadas mostraram indiferença.

Talvez já a pensar no jogo da próxima semana com o Real Madrid, Jorge Jesus lançou ainda em jogo André para o lugar de Alan Ruiz, já depois de ter tirado Gelson Martins e lançado Markovic. Com o jogo controlado, o Sporting acabou por gerir a vantagem e assegurar um importante triunfo antes da estreia na Liga dos Campeões diante do Real Madrid.

Com este resultado, o Sporting volta a liderar o campeonato nacional com mais dois pontos do que o segundo classificado.

Recorde todos os golos