A eurodeputada Ana Gomes escreveu uma carta à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Judiciária (PJ), solicitando que estes dois organismos procedam às diligências necessárias para averiguar o caso relacionado com a transferência do jogador paraguaio Francisco Vera para o Benfica.

A carta, datada de 7 de setembro e divulgada pela deputada do PS, é endereçada à Procuradora Joana Marques Vidal e a Mariana Raimundo, diretora da Unidade de Informação Financeira da PJ.

Ana Gomes recorda as notícias recentes que "reportam indícios sobre a possível prática de crimes de branqueamento de capitais" na transferência do jogador paraguaio que trocou o clube Rubio Ñu pelo Benfica em 2015/2016. Em causa estão acusações de lavagem de capital e evasão fiscal, denunciadas no final de agosto pelo diário 'Hoy', do Paraguai, relacionadas com a contratação de Vera pelos ´encarnados`.

De acordo com o contrato, revelado pelo site "Football Leaks", o SAD do Benfica comprometeu-se a pagar 2,8 milhões de euros pelo avançado, divididas em várias tranches. Apesar de já dever ter recebido mais de metade desse montante, o Club Rubio Ñu, não fez qualquer declaração ao Fisco do Paraguai.

O Club Rubio Ñu tem como dirigente o antigo jogador benfiquista Carlos Gamarra.

Eis a carta de Ana Gomes

Carta de Ana Gomes à PJ e PGR