Estudo

13-09-2016 16:37

Redes sociais são 'estratégicas' para o Sporting

Estudo da Universidade de Aveiro concluiu que os adeptos olham para esta comunicação como fator de união.
Bruno de Carvalho foi muito solicitado pelos adeptos do Sporting no dia do 110º aniversário do clube leonino
Foto: Mário Cruz

Bruno de Carvalho foi muito solicitado pelos adeptos do Sporting no dia do 110º aniversário do clube leonino

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Os adeptos do Sporting acreditam que as redes sociais do clube leonino são um factor importante na estrutura do clube. De acordo com um estudo efetuado na Universidade de Aveiro, este tipo de comunicação agrada aos adeptos que as vêm como um canal de expansão do clube.

Segundo Tiago Marques, estudante do Mestrado em Gestão e pessoa encarregue do estudo, a importânica das redes sociais não se cinge apenas aos adeptos como também tem ganho uma nova força no que toca à própria direção.
“As redes sociais apresentam-se como um canal fundamental para a divulgação de informação e expansão da marca Sporting, bem como para alcançar os fãs que residem mais longe de Lisboa. Os dirigentes do Sporting e os fãs do clube reconhecem a importância das redes sociais, mas também dos canais mais clássicos de comunicação, de forma a também alcançar os fãs que utilizam menos as novas tecnologias”.
Os intrumentos de comunicação apontados pelo investigador focam-se sobretudo nas redes sociais mais comuns dos adeptos. Contudo, este tipo de comunicação expandiu-se ao ponto de incluir os orgão de comunicação do clube como a Sporting TV. Para o investigador, este tipo de práticas aliadas a planos de Marketing pode resultar num sentiment de união mais forte e de maior dedicação em relação ao clube.
“Dão bastante importância ao Jornal Sporting e à Sporting TV, apostando ao mesmo tempo na expansão do Facebook e Twitter do clube, entrando também em novas e diferentes redes sociais como o Instagram ou o Snapchat”. “A importância que este estudo tem para os clubes passa por verificar que as iniciativas e estratégias de marketing, aliadas aos canais de comunicação de um clube, são úteis para alcançar os fãs, gerar satisfação, fortalecer o relacionamento dos fãs com os clubes e também expandir a marca”.
O estudo de Tiago Marques foi feito com uma amostra de 700 adeptos do Sporting. Todas as entrevistas for a conduzidas através de plataformas online como o Fórum Porta 10-A e grupos fechados de acesso restrito do Facebook.

Conteúdo publicado por Sportinforma