O tricampeão Benfica recebe na segunda-feira o Sporting de Braga, naquele que é o principal confronto da quinta jornada da I Liga de futebol, com alterações nos dois emblemas desde o confronto na Supertaça.

O jogo entre Benfica e Braga será o segundo nesta época, depois de os ‘encarnados’ terem vencido os bracarenses sem discussão, por 3-0, no encontro da Supertaça disputado em Aveiro, em agosto.

As duas equipas, que chegam à quinta jornada como vice-líderes, a dois pontos do Sporting, e cruzam-se na Luz com mudanças de relevo: desde logo nos bracarenses, com a ida do internacional Rafa para o Benfica, e nas águias, com a onda de lesões que tem afetado o ‘onze’.

O técnico Rui Vitória não deverá contar com Rafa ou Raul Jiménez, enquanto o melhor marcador da última época, Jonas, tem estado de fora, também por lesão, bem como o seu companheiro de ataque, o grego Mitroglou.

O jogo acontece após a semana europeia, com resultados menos bons na ‘Champions’: empates 1-1 de Benfica (com Besiktas) e FC Porto (com Copenhaga) em casa, e derrota do Sporting em Madrid (com o Real), embora ainda hoje o Braga jogue com o Gent para a Liga Europa.

A derrota do Sporting em Madrid (2-1) surgiu já muito perto do final, com os ‘merengues’ a virarem o marcador aos 89 e 90+4, num jogo em que os ‘leões’ mostraram bom futebol, foram melhor equipa e com mais tentativas de golo do que os ‘merengues’.

A equipa de Jorge Jesus – a única só com vitórias no campeonato – digere a ‘ressaca’ da Liga dos Campeões com uma visita ao Rio Ave, num jogo habitualmente difícil mas no qual os ‘leões’ não deixam de ser favoritos.

O encontro em Vila do Conde está agendado para domingo (20:15), no mesmo dia em que o FC Porto visita o Tondela (18:00), sendo que a equipa de Petit é uma das quatro que não têm qualquer triunfo nas quatro jornadas já realizadas.

Pese embora o empate com o Copenhaga na ‘Champions’, o FC Porto é também favorito em Tondela, terreno em que o Benfica venceu logo na primeira jornada (2-0).

A quinta jornada começa já na sexta-feira com o dérbi madeirense entre Nacional e Marítimo (20:30), dois conjuntos que tem sentido muitas dificuldades neste arranque de campeonato.

O Nacional soma quatro derrotas em quatro jogos, enquanto o rival Marítimo venceu um jogo e tem três desaires.

À procura também do primeiro triunfo na edição 2016/17 da Liga estão o Paços de Ferreira (dois empates e duas derrotas), que visita o Vitória de Setúbal e o Estoril-Praia (um empate e três derrotas), que recebe o Moreirense, com ambos os encontros marcados para sábado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.