Jogar em 4x4x2 ou em 4x3x3? Qual destes sistemas garante melhores resultados no FC Porto? A pergunta tem sido levantada por analistas mas também pelos adeptos dos Dragões. Nuno Espírito Santo usou o 4x3x3 na quarta-feira frente ao Copenhaga para a Champions, antes tinha jogado em 4x4x2 frente ao Vitória de Guimarães. O técnico garante que um e outro dão aquilo que pretende para o jogo. Tudo depende do adversário e dos jogadores.

"São sistemas diferentes, mas até idênticos. Garantem-nos sempre uma pressão organizada, temos sempre uma presença na área. Mas escolhemos com base no momento dos jogadores e com o adversário. Sabemos que os jogadores estão preparados para os dois sistemas, sendo que a nossa ideia é sempre a mesma: recuperar a bola o mais cedo possível e tê-la e ser eficaz", comentou o técnico, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Tondela.

Sobre o jogo deste domingo frente ao Tondela, NES não revelou se vai mexer na equipa ou no sistema tático.

"FC Porto está preparado para jogar na sua ideia de jogo e no sistema que achar melhor. Temos mais um treino, e vamos decidir amanhã. O que não vai mudar é a nossa vontade de vencer e a ambição", disse o técnico.

Os Dragões vão entrar num ciclo infernal de jogos, pelo que é bem provável que Nuno Espírito Santo mexa na equipa de modo a dar mais minutos a jogadores menos utilizados. O técnico diz-se tranquilo com os jogadores que tem a sua disposição.

"Sabemos que este mês a densidade de jogos é imensa e estamos a jogar no espaço de 72 horas. Temos de recuperar os jogadores e isso tem corrido bem. Os jogadores têm respondido muito bem. Conto com todos os jogadores e sou um treinador feliz nesse sentido. Temos alternativas no plantel", atirou.

O jogo entre o Tondela e o FC Porto está marcado para às 18h00 deste domingo.