Benfica x SC Braga

19-09-2016 16:52

Hoje, um triunfo na Luz dá direito a liderança isolada

'Águias' e 'Guerreiros' disputam a liderança isolada do campeonato nacional no jogo que encerra a quinta jornada. Minhotos não vencem na Luz para o campeonato desde a década de 50 do século XX. Rui Vitória nunca venceu José Peseiro em jogos para o campeonato nacional.
Pedro Santos disputa uma bola com Grimaldo duranta a final da Supertaça de Portugal 2016 entre Benfica e SC Braga
Foto: Francisco Leong

Pedro Santos disputa uma bola com Grimaldo duranta a final da Supertaça de Portugal 2016 entre Benfica e SC Braga

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Benfica e Sporting de Braga poderão assumir hoje a liderança isolada da I Liga de futebol, caso um saia vencedor da partida no Estádio da Luz, que encerrará a quinta jornada da prova.

Os tricampeões em título e os ‘arsenalistas’ têm 10 pontos, menos dois do que o Sporting, conjunto derrotado domingo pelo Rio Ave, por 3-1, em Vila do Conde.

Para a partida, que será arbitrada por Jorge Sousa (Porto), Rui Vitória volta a poder contar com os avançados Mitroglou e Luka Jovic, mas continua sem meia dúzia de nomes sonantes do plantel, todos lesionados: Jonas, Rafa, Danilo, Samaris, Jardel e Raul Jiménez.

Os ‘arsenalistas’ também estarão privados de alguns futebolistas, nomeadamente Djavan, Velázquez, Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e Oti (todos lesionados) e Benítez (emprestado pelo Benfica).

Ricardo Horta recuperou da virose que o impediu de jogar, quinta-feira, frente ao Gent, para a Liga Europa, mas contraiu uma entorse e a sua utilização é duvidosa.

O jogo está agendado para as 20h00 e será apitado por Jorge Sousa.

12 dados estatísticos nos confrontos entre Benfica e SC Braga:


- Benfica e Braga já se encontraram por 137 vezes, com vantagem dos encarnados, que somam 89 vitórias, contra 18 triunfos dos bracarenses.

- Em casa do Benfica, o domínio dos encarnados é ainda mais claro: os tricampeões nacionais venceram 53 das 67 receções aos bracarenses, que venceram apenas por duas vezes.

- Juntando todas as competições, o Benfica venceu os cinco últimos jogos frente ao Braga.

- Na última deslocação dos minhotos ao Estádio da Luz, no passado mês de maio, o Benfica venceu por 2x1, sendo da autoria de Rafa, atual jogador do Benfica, o golo dos bracarenses.

- A última vez que o Braga não perdeu no Estádio da Luz em jogos do campeonato foi em 2012/13, quando empatou 2x2. O treinador dos minhotos era, tal como agora, José Peseiro.

- Em jogos do campeonato, o Braga só venceu uma vez em casa do Benfica: foi em 1954/55, quando venceu por 0x1, com um golo do argentino Imbelloni.

- O Benfica não perde no campeonato há 16 jogos (15 vitórias e um empate).

- Nos dois duelos realizados em casa esta época, o Benfica empatou por 1x1.

- O Braga venceu os dois jogos que fez fora de casa neste campeonato.

- José Peseiro apresenta um histórico equilibrado frente ao Benfica: em 11 jogos, venceu quatro, perdeu outros tantos e empatou três.

- O treinador dos bracarenses não perdeu nas duas últimas vezes que orientou uma equipa no Estádio da Luz.

- Nos duelos entre Rui Vitória e José Peseiro, a vantagem é do atual treinador do Braga: três vitórias em seis jogos. Rui Vitória venceu por duas vezes.

Conteúdo publicado por Sportinforma