Nuno Espírito Santo chegou ao FC Porto para substituir a dupla de técnicos Lopetegui/Peseiro, mas não está a ter o melhor dos inícios. O treinador português tem um registo pior do que Julen Lopetegui no arranque do campeonato. O atual treinador dos dragões ‘amealhou’ 10 pontos enquanto que, na mesma altura do ano passado, Lopetegui seguia com 13 pontos.

Em ambas as situações ficou para trás um ‘clássico’. Nuno Espírito Santo enfrentou o Sporting de Jorge Jesus na terceira jornada e acabou derrotado. Na mesma altura, mas no ano passado, Lopetegui vencia o Benfica no Estádio do Dragão por 1-0 Os registos demostram maior acerto por parte do FC Porto orientado pelo espanhol.

O arranque dos dragões ‘espanhóis’ contabilizou quatro vitórias nas cinco primeiras jornadas. Benfica, Arouca, Estoril e Vitória de Guimarães foram derrotados. O Marítimo roubou os primeiros pontos à segunda jornada quando conseguiu o empate no Estádio dos Barreiros.

Por sua vez, os dragões ‘portugueses’ de Nuno Espírito Santo tiveram um arranque com mais percalços. Com três vitórias em cinco jogos, a equipa do treinador luso já venceu Vitória de Guimarães, Rio Ave e Estoril. Frente ao Sporting saiu derrotado do primeiro clássico da temporada em Alvalade. Nesta jornada chegou o empate contra o Tondela.

Na Europa, Lopetegui tinha acesso direto enquanto que Nuno Espírito Santo teve de disputar o play-off de acesso com a Roma. Os dois técnico ficaram no Grupo G. No entanto, o técnico espanhol enfrentou Dínamo de Kiev, Chelsea e Maccabi Tel Aviv. Este ano, o treinador português tem pela frente Leicester City, Copenhaha e Cercle Brugge.

Na primeira jornada o FC Porto ‘português’ empatou com o Copenhaga em casa por 1-1. A exibição ficou aquém das expectativas.

Com Lopetegui, os dragões também entraram com um ‘deslize’. Na Ucrânia, a equipa de Lopetegui empatou 2-2 com o Dínamo de Kiev. O jogo foi um dos mais determinantes nas contas do grupo. Recorde-se de que o FC Porto não conseguiu o apuramento e seguiu para a Liga Europa.

Julen Lopetegui foi despedido do Estádio do Dragão na segunda volta do campeonato da época passada. Para o seu lugar foi chamado José Peseiro. O treinador português perdeu a Taça de Portugal para o SC Braga e foi substituído por Nuno Espírito Santo esta temporada.