Primeira Liga

20-09-2016 13:45

Benfica é o único 'grande' sem défice pontual

‘Águias’ são as únicas que melhoraram em relação à última temporada. FC Porto com défice de três pontos. Sporting com menos um.
Rui Vitória em ação no jogo com o SC Braga
Foto: Miguel A. Lopes / LUSA

Rui Vitória durante o jogo com o Sp. Braga.

Por José Rafael Lopes sapodesporto@sapo.pt

O Benfica está na liderança do campeonato e está a fazer um campeonato mais seguro do que no ano passado. Os encarnados fizeram 13 pontos nos cinco primeiros jogos e têm mais quatro pontos do que no período homólogo do ano passado.

Enquanto a temporada de estreia de Rui Vitória começou da melhor forma com uma vitória na ronda inaugural (4-0 frente ao Estoril), seguiu-se um desaire em Arouca. A derrota com a equipa arouquense levantou questões sobre a prestação da equipa. Apesar disso, o Benfica regressou às vitórias e contabilizou duas vitórias antes da derrota com o FC Porto no Estádio do Dragão.

As contagens colocavam os encarnados com nove pontos em 15 possíveis. Esta temporada, tirando o empate caseiro com o Vitória de Setúbal, as águias seguem vitoriosas no campeonato. Líder após a vitória contra o SC Braga, Rui Vitória conduziu a sua equipa para uma classificação com mais quatro pontos do que na sua primeira temporada com os encarnados.

Em pior situação estão FC Porto e Sporting. Dragões e leões apresentam um défice em relação à última temporada. A equipa de Nuno Espírito Santo está a ter um arranque pior do que o ano passado (com Lopetegui) e segue na terceira posição com menos três pontos do que na época passada. A derrota com o Sporting (2-1) e o empate a zero com o Tondela atrasam a equipa da cidade Invicta.

Com Lopetegui, os dragões entraram fortes e ganharam o primeiro jogo contra o Vitória de Guimarães por 3-0. No entanto, na segunda jornada, empataram contra o Marítimo no Estádio dos Barreiros por 1-1. Apesar do desaire, à quinta jornada, Lopetegui seguia na frente em igualdade pontual com o Sporting. Para tal, o treinador espanhol levou o FC Porto a vencer três jogos de seguida, sendo que o terceiro foi o clássico com o Benfica no Estádio do Dragão. André André marcou o único golo na vitória azul-e-branca por 1-0.

O Sporting poderia ter melhorado o registo do ano passado, mas a derrota frente ao Rio Ave coloca a equipa leonina em défice pontual face à última temporada. A equipa de Jorge Jesus conquistou menos um ponto do que tinha na época passada e não é líder.

No ano de estreia de Jesus no banco dos leões, o Sporting arrancou bem com uma vitória contra o recém-promovido Tondela por 2-1. No entanto, o Paços de Ferreira conseguiu segurar a equipa lisboeta no 1-1 logo à segunda jornada. A partir desse momento, Jorge Jesus embalou a equipa para três vitórias seguidas que o colocaram na liderança.

Este ano, o Sporting teve um início mais fulgurante ainda. A equipa de Jorge Jesus reforçou-se no mercado e atacou o campeonato em força. Com quatro vitórias seguidas, a equipa leonina tinha a oportunidade de fazer o pleno de jogos ganhos nas cinco primeiras jornadas. Depois de uma grande exibição frente ao Real Madrid, Jesus mostrou displicência e acabou derrotado sem contestação pelo Rio Ave (3-1).

A hipótese de fazer 15 pontos em 15 possíveis ficou pelo caminho e o Sporting acabou por ficar em défice pontual. Na última temporada, o Sporting seguia na primeira posição com 13 pontos. Este ano, o clube leonino somou apenas 12.

Uma diferença de apenas um ponto, mas que coloca o Benfica isolado na primeira posição.

Conteúdo publicado por Sportinforma