O Benfica isolou-se no comando do campeonato ao receber e vencer o Sporting de Braga por 3-1, no encontro que encerrou a quinta jornada da prova. A equipa de Rui Vitória foi para intervalo a vencer com um golo de Mitroglou e no segundo tempo foi Pizzi a fazer o 2-0 aos 74 minutos. O 3-0 foi construído por Pizzi e assinado por Mitroglou aos 78 minutos enquanto que Rosic fechou o marcador aos 90 minutos.

Na ressaca dos empates europeus a 1-1, Benfica e SC Braga apresentaram-se na Luz para fechar a quinta jornada com a liderança isolada em disputa. Rui Vitória trocou de guarda-redes e lançou Mitroglou. Já do lado do SC Braga, José Peseiro também apresentou novidades na baliza, com a entrada de Marafona, e no ataque com Ricardo Horta.

Com uma moldura humana de 52181 espectadores, o primeiro lance de perigo surgiu logo no primeiro minuto com Mitroglou a rematar com muito perigo junto ao poste da baliza de Marafona. O SC Braga reagiu e dois minutos depois foi Hassan a provocar o primeiro calafrio na Luz. A equipa de José Peseiro foi à Luz sem complexos e aos cinco minutos valeu ao Benfica uma sólida intervenção de Júlio César a evitar o golo a Pedro Santos. Antes do intervalo, Mitroglou mostrou uma eficácia letal, e com um remate certeiro, aos 27 minutos, colocou o Benfica na frente do marcador. A fechar a primeira parte, o SC Braga esteve novamente perto do golo, mas Júlio César mostrou-se 'imperativo' diante do perigo.

Depois de uma primeira parte disputada com espaço, o segundo tempo acabaria por revelar-se cruel para os minhotos e eficaz para os 'encarnados'. Aos 74 minutos, um corte de Douglas Coutinho permitiu a Pizzi fazer o 2-0 perante o protesto dos jogadores do SC Braga, que consideraram o lance irregular alegando ter sido um 'ressalto' e não 'atraso' para o guarda-redes. Na sequência do golo, e dos protestos no banco técnico do SC Braga, José Peseiro acabaria por receber ordem de expulsão. Pouco depois da expulsão do técnico 'minhoto', Pizzi e Mitroglou construíram o 3-0 e praticamente selaram o destino final do jogo. Apesar do futebol positivo do SC Braga, a eficácia do Benfica acabou por revelar-se determinante para garantir os três pontos e ascender à liderança do campeonato com 13 pontos.

Momento do jogo

O golo de Pizzi aos 74 minutos acabou por ser determinante no resto do jogo uma vez que colocou o Benfica em vantagem com dois golos de diferença, por um lado, e por outro acabou por influenciar a expulsão de José Peseiro no banco técnico do SC Braga.

Os melhores

Mitroglou - O avançado grego esteve desde o primeiro minuto de jogo com o golo nos pés e acabou por bisar no seu regresso à equipa depois de uma lesão. O gesto técnico no primeiro golo é um autêntico cartão de visita para a definição de avançado eficaz.

Pizzi - Com um golo e uma assistência, Pizzi foi um dos jogadores determinantes na vitória do Benfica sobre o SC Braga.

Júlio César - Há defesas que podem influenciar o rumo de um jogo, e neste jogo Júlio César esteve na base da conquista dos três pontos com um conjunto de intervenções técnicas e cirúrgicas dignas da alcunha de 'Imperador'.

Marafona - O guarda-redes do SC Braga voltou a ser titular e provou no Estádio da Luz os seus créditos com um conjunto de intervenções monumentais e determinantes para segurar a indefinição no marcador.

Curiosidades

- Rui Vitória consegue a sua 1.ª vitória sobre José Peseiro na Liga Portuguesa, após 3 derrotas.
- Benfica e Chaves são, no final da 5.ª jornada, as únicas equipas invencíveis na prova.
- Somando todas as competições, o Benfica não perde há 16 jogos.
- Benfica sofre golos há 4 jornadas, igualando o pior registo da época passada, entre as jornadas 17 e 20.
- Em todas as provas, o Benfica sofre golos há 5 jogos, também aqui igualando o pior registo da época passada.
- À 5.ª jornada, o Benfica tem mais 4 pontos em comparação com a época passada.
- Mitroglou e Pizzi igualaram Lisandro, Jiménez e Cervi como melhores marcadores do Benfica esta época.
- Mitroglou é agora, a par de Isaías, o goleador estrangeiro do duelo entre Benfica e SC Braga a contar para o campeonato (4 golos).