O FC Porto conseguiu colocar um ponto final na série de resultados menos conseguidos e levou a melhor no dérbi portuense, diante do Boavista, por 3-1. Otávio foi o elemento desequilibrador de um Dragão que ainda não apresenta total equilíbrio entre setores e André Silva voltou a ser decisivo, depois de uma 'seca' de golos.

Os 'dragões' entraram da pior forma possível na partida, concedendo um golo em casa perante o Boavista, com autoria de Nuno Henrique. O golo do central, um cabeceamento após livre de Fábio Espinho, foi apontado em posição irregular, embora por pouco. Ainda assim, destaca-se o mau posicionamento da defesa do FC Porto.

A equipa de Nuno Espírito Santo conseguiu, ainda assim, reagir ao golo sofrido e, mesmo sem um futebol perfeito - longe disso - foi-se aproximando da grande área boavisteira com naturalidade. Otávio criava mais do que qualquer outro elemento portista e até Adrián López, o 'patinho feio' da equipa, deixava boas indicações.

Pelos 19 minutos de jogo, Otávio fez um bom cruzamento e André Silva surgiu no local certo, tendo apenas de encostar para o empate. Aos 41', o árbitro Nuno Almeida assinalou bem uma grande penalidade após uma falta clara de Henrique, o autor do golo da equipa axadrezada, sobre Otávio. André Silva bateu com sucesso e conseguiu o 'bis', garantindo ainda antes do intervalo estatuto de jogador-chave na partida.

Depois de ter estado em vantagem e de a ter perdido, o Boavista já não conseguiu reagir da melhor forma no segundo tempo e acabou ainda por encaixar mais um golo antes do final da partida, num lance em que o guarda-redes Kamran, por sinal estreante, ficou muito mal na fotografia. Alex Telles cruzou e o guardião não só não afastou a bola como a "empurrou" para a própria baliza.

Depois de um susto inicial, o FC Porto acabou por construir com naturalidade uma vitória merecida, embora pouco exuberante. O importante, para os 'dragões', foi o resultado, numa altura em que era exigida uma vitória para recuperar a confiança dos adeptos.

Jogadores em destaque:

André Silva: Não se pode dizer que os golos tenham sido muito exigentes a nível técnico, mas a um ponta-de-lança pede-se, acima de tudo, frieza. Depois de um jogo pouco conseguido e Tondela, o número 10 portista voltou a tê-la. No primeiro golo soube aparecer no sítio certo e à hora certa para encostar. Na grande penalidade não tremeu, terminando o jogo com um 'bis' merecido no clássico da cidade do Porto. Soma já quatro golos na Liga, liderando a tabela de marcadores em conjunto com Marega e Bas Dost.

Otávio: Foi mais uma vez o grande criativo da equipa. Procurou desequilíbrios, arriscou nos passes e abusou nas fintas. Foi ainda determinante nos dois golos de André Silva. No primeiro fez o cruzamento para o avançado portista. No segundo, arrancou bem rumo à baliza boavisteira e foi travado em falta na grande área, levando ao penálti que André Silva viria a converter.

Kamran Aghayev, pela negativa: O guarda-redes azeri estreou-se na baliza do Boavista e acabou por ter uma noite infeliz a nível individual. Não tanto pelos golos de André Silva, mas naturalmente pelo terceiro golo do FC Porto, que, na prática, foi um auto-golo. A abordagem ao cruzamento de Alex Telles foi desastrosa e Aghayev concedeu um golo que certamente não irá querer rever muitas vezes.

Reações à partida:

Nuno Espírito Santo: "Temos que melhorar bastante em muitos aspetos, se a equipa quer golos tem de ser mais eficaz".

Erwin Sánchez: "Tenho de dar os parabéns aos meus jogadores, meteram o pé, lutaram. Jogar aqui contra onze é complicado, contra mais ainda mais".

Danilo Pereira: "Sem dúvida que era importante responder às escorregadelas, na Liga e na Champions. Correspondemos bem. Tivemos uma entrada em falso, mas correspondemos bem".

Nuno Henrique: "Conseguimos o mais difícil que era marcar, mas não conseguimos ter bola e sofremos um bocadinho. Depois sofremos os golos. Fizemos uma grande segunda parte e não sei se não há um penálti sobre o Schembri para o 2-2".

Curiosidades:


- Foi a quinta vitória consecutiva do FC Porto sobre o Boavista.

- Foi o primeiro 'bis' de André Silva na Liga portuguesa.

- Foi apenas o segundo jogo de Adrián López como titular no Dragão em jogos da Liga portuguesa. O primeiro foi em agosto de 2014, diante do Moreirense.