A Liga Portuguesa de futebol profissional (LPFP) decretou esta terça-feira um minuto de silêncio em memória do antigo futebolista e treinador Mário Wilson, nos jogos da I e II Ligas, e Taça da Liga, no período entre 5 e 24 de outubro.

“A Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai decretar um minuto de silêncio em todos os jogos a disputar entre 5 e 24 de outubro (…), o qual se destina a homenagear a memória de Mário Wilson, ilustre jogador e treinador do futebol português”, refere a LPFP, numa nota publicada na sua página oficial.

A II Liga terá durante este período jogos em atraso, bem como da 11.ª e 12.ª jornadas, enquanto a Liga principal apenas volta a disputar-se, a oitava jornada, entre 22 e 24 de outubro, devido à pausa para seleções e à realização da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Mário Wilson, que morreu na segunda-feira aos 86 anos, foi o primeiro treinador português a vencer o campeonato para o Benfica, em 1975/76, conquistando ainda como técnico as Taças de Portugal de 1979/80 e 1995/96, ao serviço dos ‘encarnados’.

Natural de Maputo, em Moçambique, Mário Wilson envergou durante grande parte da sua carreira de jogador a camisola da Académica, depois de ter conquistado o título de campeão no Sporting, em 1950/51, e alinhado no Desportivo de Lourenço Marques.

Como treinador, além das três passagens pelo Benfica, orientou ainda clubes como Académica, Belenenses, Vitória de Guimarães, Boavista e Estoril-Praia, entre outros, totalizando 548 jogos no primeiro escalão do futebol nacional, tendo ainda comandado a seleção portuguesa na qualificação para o Europeu de 1980.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.