O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, assumiu-se hoje orgulhoso pela indicação de António Guterres, pelo Conselho de Segurança da ONU, para secretário-geral das Nações Unidas, a quem desejou felicidades.

“O engenheiro António Guterres vai amanhã [quinta-feira] ser confirmado como futuro secretário-geral das Nações Unidas. Como português não posso deixar de manifestar o meu orgulho por ver um compatriota ser eleito para o mais relevante e importante cargo à escala internacional”, começou por escrever o presidente ‘leonino’ na sua página oficial na rede social Facebook.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o “vencedor claro” da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

“Este é, sem dúvida, o resultado de muito esforço e dedicação e um justo prémio pelo mérito e pela competência. Felicito António Guterres, a quem desejo as maiores felicidades no desempenho de tão elevadas funções”, rematou Bruno de Carvalho.