Os campeões europeus de futebol Pepe, Renato Sanchez e Fernando Santos e a judoca medalhada de bronze no Rio2016 Telma Monteiro figuram entre os candidatos ao prémio ‘Desportistas do Ano’, de acordo com a lista hoje divulgada.

Patrícia Mamona e Tsanko Arnaudov (atletismo), Sílvia Rebelo (futebol), Teresa Portela e Fernando Pimenta (canoagem), Marcos Freitas (ténis de mesa), Pedro Marques (andebol), Rui Bragança (taekwondo), Tiago ferreira (ciclismo) e Tiago Monteiro (automobilismo) integram também a lista de candidatos aos óscares do desporto nacional.

A iniciativa, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), inclui ainda, na categoria de treinadores do ano, e para além de Fernando Santos (futebol), Carlos Resende (andebol), José Uva (atletismo), Lino Barruncho (triatlo), Luís Sénica (hóquei em patins), Nuno Delgado (judo) e Rui Câncio (canoagem).

As seleções nacionais de futebol, hóquei em patins, ténis de mesa e a formação feminina de atletismo do Sporting contam-se também entre os candidatos à melhor equipa.

As listas apresentadas pelas várias federações apresentam campeões e medalhados em campeonatos do Mundo e da Europa, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, jovem promessa, treinador e equipa.

Os vencedores de cada uma das cinco categorias irão ser anunciados no dia 16 de novembro, no Estoril, no decorrer da 21.ª edição da Gala do Desporto, após o apuramento dos resultados da votação ‘on-line’, aberta ao público em geral, e dos convidados presentes no evento.

Este prémio é atribuído anualmente pela Confederação do Desporto de Portugal no decorrer da Gala do Desporto, que aproveita o momento para ainda homenagear todos os campeões da Europa e do Mundo da época finda, e os medalhados nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos.