O Benfica venceu no domingo a noite o Belenenses por 2-0, em jogo da 8.ª jornada da I Liga, e reassumiu a liderança com 22 pontos, mais três que o FC Porto e mais cinco que o Sporting. Mitroglou e Grimaldo marcaram os golos.

O jogo

Intensidade, eficácia defensiva, pressão, velocidade. O Benfica que venceu o Belenenses por 2-0 no Restelo parecia que vinha de duas semanas de descanso mas a verdade é que tinha sido o mesmo onze que na quarta-feira passada derrotou o Dinamo Kiev por 2-0 para a Liga dos Campeões, num jogo também ele intenso e que exigiu muito dos ´encarnados`.

Não houve mudanças na equipa, não houve cansaço, não houve desculpas com a longa viagem de e até Kiev, nem com jogo de Champions a meio da semana. A equipa de Rui Vitória entrou no Restelo para retomar a liderança da Liga, perdida 24 horas antes para o FC Porto e fez uma das melhores exibições da época. A possibilidade de aumentar para cinco a vantagem sobre o Sporting de Jesus também era um bom aperitivo, pelo que Kostas Miitroglou e Alex Grimaldo trataram de carimbar mais uma vitória para os ´encarnados`, a 16ª consecutiva fora de casa para a Liga. Caía assim o recorde do inglês Jimmy Hagan que durava há 43 anos. É obra!

Para esta vitória contundente do Benfica muito contribuiu o Belenenses. A jogar em casa, pedia-se mais a equipa de Quim Machado mas a verdade é que só no segundo tempo os homens do Restelo pareciam querer algo mais. Até lá, o Benfica ia usando e abusando dos corredores laterais, principalmente na direita, onde caia Cervi, Salvio e às vezes Gonçalo Guedes, e ainda Nelson Semedo. Gerso nem sempre acompanhava o lateral do Benfica e deixava o seu lado desequilibrado. Por ai o Benfica entrava como ´faca quente em manteiga`. A defesa não tinha mãos a medir. Ia safando o jovem guarda-redes Joel Pereira como podia. E quando não era Joel, eram os postes, como aconteceu a Cervi e Mitroglou, que viram o ferro negar-lhes o golo.

Frente ao Benfica, o Belenenses mostrou porque é um dos piores ataques da I liga com seis golos (pior só mesmo Tondela, Marítimo, Arouca e Moreirense, com cinco golos) Ederson só teve de intervir a sério em duas ocasiões. Na primeira negou o golo a Yebda, na segunda travou alguns remates de longe dos homens do Restelo. Muito pouco para quem atuava em casa. O Benfica dominou do princípio ao fim, sempre seguro na defesa, sereno no meio-campo e muito dinâmico no ataque. Faltaram mais alguns golos para dar melhor expressão ao volume ataque dos ´encarnados` mas o essencial foi conseguido: vitória convincente, baliza intacta e liderança da I Liga. Tudo isso sem Jonas, Jardel, Horta, Rafa, Samaris, entre outros lesionados.

Momento chave: Grimaldo sossega os adeptos

Decorria o minuto 65 do jogo quando Grimaldo apareceu na área pelo corredor esquerdo. Guedes simulou que ia rematar, enganou João Diogo e colocou em Grimaldo. O lateral sub-21 espanhol disparou de pé esquerdo, fazendo 2-0 e dando uma ´machada final` no resultado. Mais uma vez os alas do Belenenses esqueceram-se de acompanhar um dos laterais do Benfica e o erro foi fatal.

Os melhores: Grimaldo, Nelson Semedo, Mitroglou, Joel Pereira e adeptos do Benfica


Laterais do Benfica: Grimaldo está feito num ´senhor` lateral. Tão cedo Eliseu não vai ´calçar`. O espanhol foi um dos principais dinamizadores do ataque ´encarnado` e viu a sua exibição coroada com um golo, num belo disparo de pé esquerdo. Do lado contrário era Nelson Semedo quem desequilibrava. Com os alas do Belenenses a não acompanhar, ficou mais fácil para os laterais ´encarnados`.

Mitroglou: deve gostar muito de pastéis de Belém, tal é o gosto que tem em marcar ao Belenenses. Em três jogos fez seis tentos aos azuis do Restelo. E até podia ter marcado mais, não fosse o poste e a exibição de Joel Pereira.

Joel Pereira: foi dos poucos a destacar-se no Belenenses. Negou o golo ao Benfica em várias ocasiões, com intervenções decisivas. Parece ter ganho o lugar ao experiente Ventura. Apesar de ser muito jovem, tem potencial para ser guarda-redes de topo.

De realçar ainda a boa casa que o Belenenses conseguiu fazer à custa dos adeptos do Benfica, em larga maioria. Os apoiantes do clube da Luz não pararam, do princício ao fim, sempre no apoio à sua equipa, mesmo num dia chuvoso.

Os piores: Ataque do Belenenses


O Belenenses raramente conseguiu incomodar o Benfica no primeiro tempo. E na defesa a equipa comprometia e muito. Gerso raramente conseguiu travar as subidas de Nelson Semedo no lado direito, onde o Benfica criou sempre muito perigo já que tinha sempre superioridade numérica. Os outros da frente de ataque, João Diogo e Camará, pouco incomodaram a defesa ´encarnada`. A equipa tem de produzir muito mais do meio-campo para a frente se quiser ganhar jogos.

Reações

Rui Vitória: "Fizemos uma exibição fantástica"

Gonçalo Guedes: "Damos o máximo para que os adeptos estejam felizes"

João Diogo: "O Benfica não é uma equipa qualquer"

Quim Machado: "Temos de melhorar muito a finalização"

Curiosidades


Rui Vitória é o treinador com mais vitórias consecutivas (16), a jogar fora de casa, na Liga Portuguesa. Bateu o recorde de 43 anos que pertencia a Jimmy Hagan. O técnico natural de Vila Franca de Xira conquistou ainda a 50.ª vitória ao serviço do clube ´encarnado` em 64 jogos (50 vitórias, 4 empates e 10 derrotas.

À 8.ª jornada, o Benfica continua a ser a única equipa invicta na Liga NOS 2016/17 (sete vitórias e um empate).

Benfica marca há 11 jogos consecutivos, é o melhor registo de Rui Vitória no clube.

O Benfica sofreu apenas quatro golos em oito jogos na Liga. É a melhor defesa das últimas nove épocas.

Esta foi a 5.ª vitória consecutiva do Benfica no Restelo, o melhor registo dos últimos 30 anos. Já o Belenenses não marca há seis jogos consecutivos frente ao Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.