Rui Patrício é um dos 30 nomeados para a Bola de Ouro 2016, troféu que distingue o melhor jogador do ano.

O guarda-redes do Sporting é o primeiro jogador da Liga Portuguesa a estar entre os finalistas do prémio, em nove anos. O último jogador da I Liga a estar nomeado foi Ricardo Quaresma, que em 2007 esteve na lista, numa altura em que representava o FC Porto. Acabaria por não receber qualquer voto.

O FC Porto, é, alías, a formação da Liga que mais jogadores teve na lista para o prémio da France Football. Em 2004, ano que em que venceu a Liga dos Campeões, viu Deco ficar no segundo lugar, Ricardo Carvalho no 9.º e Maniche no 24. No mesmo ano também teve Seitaridis, grego que tinha vencido o Euro2004, mas este não teve qualquer voto.

Outros jogadores que atuavam na Liga Portuguesa também já foram nomeados, casos de Nuno Gomes em 2000 (Benfica e Fiorentina), Mário Jardel (FC Porto) e Peter Schmeichel (Manchester United/Sporting) em 1999, Vítor Baía (FC Porto) em 1995, Preud'homme (Malines/Benfica) e Balakov (Sporting) em 1994.

Até 1993, não havia lista final de nomeados. Todos os futebolistas de todo o mundo iam a votos, só os que tinham mais pontos eram referenciados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.