O antigo futebolista do Sporting Fernando Peres considerou hoje que o guarda-redes português Rui Patrício tem "todo o mérito" na nomeação para a Bola de Ouro, realçando que o "excecional" Europeu realizado terá ‘peso’ na votação.

"Provas como os Mundiais e Europeus contam muito e, não há dúvida nenhuma, que o Rui Patrício fez um Europeu excecional. Portanto, penso que foi nomeado por aquilo que fez e por ter sido considerado o melhor guarda-redes do Europeu. Isso conta, tem peso e é forte. É com todo mérito que ele está nomeado", disse o ‘magriço’ à margem da celebração dos 50 anos da participação da seleção portuguesa no Mundial de 1966, em Inglaterra.

Rui Patrício é um dos 30 nomeadado para o prémio da revista France Football que distingue o melhor jogador do ano, juntamente com Pepe e Cristiano Ronaldo, que também ajudaram Portugal a ganhar o Euro2016.

Por outro lado, o histórico jogador do Benfica António Simões enalteceu a "justiça" na conquista do prémio ‘Golden Boy’ por parte do internacional português Renato Sanches, que sucedeu ao francês Anthony Martial, do Manchester United .

"Eu acho que é justo. Teve colegas da sua idade extremamente interessantes, jogadores com grande capacidade competitiva e ele tem o reconhecimento. Aliás, o número de votos é tremendo, é esclarecedor", reiterou.

Para o antigo jogador do Benfica, o galardão atribuído pelo jornal italiano Tuttosport que distingue o melhor futebolista com menos de 21 anos a atuar na Europa, coloca uma maior incumbência no futuro do jogador jovem português.

"É um início de um acrescento de responsabilidade para o Renato. Com este troféu passou a ser ainda mais reconhecido, mas cria mais expectativas para que ele faça uma boa carreira. É o meu desejo", explicou.

António Simões, relativamente à transferência do antigo médio do Benfica para o Bayern Munique, da Alemanha, lembrou que "os negócios fazem-se pela oportunidade, pelo ‘timing’ e, principalmente, "pela qualidade de vida e carreira que vai ter num país que tem grande respeito pelos jogadores".

Outra antiga glória dos ‘encarnados’ e da equipa nacional de 1966, José Augusto, mostrou uma profunda admiração pelo ponta de lança do FC Porto André Silva, salientando a capacidade do avançado dos ‘dragões’ em descobrir espaços entre os defesas adversários.

"O André Silva é um jogador que nasceu para o futebol e nasceu com intuição própria. Com a idade que tem sabe colocar-se nos espaços para a marcação de golos sem que o adversário dê por isso. Nasceu assim e ninguém lhe disse que tinha de jogar assim. É um jogador realmente extraordinário e tocou na minha sensibilidade", confessou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.