Rui Vitória está a apenas um triunfo de conseguir conquistar os três pontos em todos os estádios de equipas de primeira liga. No ‘currículo’ do treinador português falta apenas um reduto para conseguir o pleno de vitórias na condição de visitante na primeira liga: o Estádio do Dragão.

De referir que para a contagem não entra o Feirense. A equipa de Santa Maria da Feira subiu este ano ao primeiro escalão do futebol e a visita ‘encarnada’ ao seu reduto só está marcada para a segunda volta. Apesar disso, Rui Vitória já venceu na Feira ao serviço do Vitória de Guimarães. No caso do outro promovido (Desportivo de Chaves), o Benfica de Vitória já conquistou um triunfo em Chaves.

Com o clássico frente ao FC Porto cada vez mais perto, Rui Vitória aproxima-se de uma oportunidade para fechar o ciclo de triunfos em todos os redutos adversários. Na próxima jornada os ‘encarnados’ recebem o Paços de Ferreira antes de se deslocarem ao Estádio do Dragão para enfrentarem o FC Porto.

O encontro da 10º jornada vai ser a segunda vez que Rui Vitória vai ao norte para enfrentar o FC Porto na condição de visitante. Na temporada passada, a equipa do técnico ‘encarnado’ foi derrotada pelos ‘dragões’ de Julen Lopetegui quando visitaram o reduto azul e branco. André André marcou o único golo da vitória azul e branca no Estádio do Dragão por 1-0.

FC Porto tem sido uma dor de cabeça para o técnico português

Um ano depois do encontro com os ‘dragões’, o panorama mudou muito. Julen Lopetegui deixou a equipa azul e branca e foi substituído por José Peseiro, numa primeira fase, e, mais tarde, por Nuno Espírito Santo. No lado das ‘águias’ também houve alterações. Para trás ficou o início conturbado da passagem de Rui Vitória pelo comando técnico da equipa e uma renovação do Benfica ‘pós-Jorge Jesus’. Depois de uma sequência de maus resultados no inicio da última temporada, o clube da Luz está numa série de resultados muito positiva com 32 vitórias nos últimos 35 jogos.

Para além de fazer o pleno, Rui Vitória vai atrás de outro reconhecimento, o de poder afirmar que venceu o FC Porto num jogo regular. Na sua carreira enquanto treinador, o português nunca conseguiu vencer os ‘dragões’ em 90 ou 120 minutos. Ao todo foram 15 ocasiões em que defrontou a equipa da cidade Invicta e saiu sem vencer. Com 11 derrotas e quatro empates, o historial não é positivo.

No entanto, o técnico já sorriu frente aos ‘dragões’ e na ‘casa’ mais improvável. Numa fase precoce da sua carreira, Rui Vitória conseguiu eliminar o FC Porto da Taça da Liga, nas grandes penalidades, no comando técnico do Fátima.

Para já, o foco mantém-se no encontro com o Paços de Ferreira para a 9ª jornada do campeonato no Estádio da Luz. Contudo, o clássico com os ‘dragões’ já está ao virar da esquina. Benfica e FC Porto seguem nas duas primeira posições do campeonato. As ‘águias’ estão em primeiro lugar com 22 pontos, mais três do que a equipa azul e branca liderada por Nuno Espírito Santo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.