O Sporting somou esta sexta-feira o terceiro empate consecutivo em jogos da Liga com um empate a zero no terreno do Nacional da Madeira, num encontro em que William Carvalho falhou um penálti logo aos nove minutos. Os 'leões' venceram apenas um dos últimos cinco jogos no campeonato e já têm o Benfica a sete pontos de 'distância'.

Depois da última desilusão em Tondela (1-1), Jorge Jesus fez regressar Bruno César e Markovic ao 'onze' inicial, abdicando de Elias e André. A equipa leonina teve as melhores ocasiões para marcar no primeiro tempo, mas não foi eficaz e acabou por partilhar pontos ante um Nacional que ofereceu boa réplica à equipa leonina e que ficou muito próximo do golo na segunda parte.

Logo aos nove minutos de jogo, a primeira grande ocasião para abrir o marcador. A melhor de toda a partida, aliás. O central Rui Correia fez falta sobre Coates na grande penalidade, na sequência de um canto, e viu cartão amarelo, além de ver o árbitro apontar para a grande penalidade. O escolhido para bater foi William Carvalho, mas o médio defensivo tremeu, bateu com pouca convicção e permitiu a defesa de Rui Silva, que adivinhou o lado.

O demasiado habitual nevoeiro da Choupana ia pairando mas o jogo mantinha-se aberto no relvado. Aos 21', Gelson rematou para mais uma boa defesa de Rui Silva e aos 29' foi Bas Dost quem não conseguiu acertar no alvo após um cruzamento rasteiro de Bryan Ruiz. Até ao intervalo, o ritmo do encontro acabou por baixar e o número de faltas por aumentar, mantendo-se o nulo.

O segundo tempo trouxe um Nacional atrevido e a equipa de Manuel Machado ia ameaçando com um veloz Salvador Agra, que só não criou mais perigo aos 47' porque Zeegelaar conseguiu travar o contra-ataque. Com o 0-0 a persistir, os treinadores tentaram mexer com o jogo: Jesus tirou Markovic e lançou Alan Ruiz e Manuel Machado trocou Tiago Rodrigues por Ricardo Gomes. E foi o suplente utilizado do Nacional quem mais ameaçou. Com 63 minutos jogados, o avançado passou por Coates e atirou forte à trave da baliza de Rui Patrício.

Jesus lançou então Joel Campbell, que havia evitado males maiores em Tondela com o golo tardio do empate, e o costarriquenho esteve na origem de mais um lance de perigo. Entregou a bola a Bruno César e o brasileiro foi travado na área do Nacional por Salvador Agra, mas Vasco Santos mandou seguir.

O Sporting tentou pressionar em busca do golo da vitória - Elias acabou por render Marvin -, mas a equipa madeirense conseguiu suster as tentativas da equipa de Jorge Jesus, segurando o nulo. A equipa da casa, aliás, chegou a ter uma oportunidade de ouro para marcar o golo da vitória aos 89', mas Ricardo Gomes não conseguiu acertar na baliza de cabeça após uma saída atrasada de Rui Patrício. O encontro teve ainda seis minutos de compensação após os 90', mas nenhuma das equipas desbloqueou o resultado.

Os 'leões' mantêm-se em terceiro lugar, com 18 pontos, mas ainda podem ser ultrapassados pelo Sporting de Braga nesta jornada. O líder Benfica já tem sete pontos de vantagem sobre a equipa de Jesus e o FC Porto pode ficar com quatro se vencer em Setúbal no sábado. O Nacional é 14º classificado, com oito pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.