O Relatório e Contas Consolidado e Individual 2015/16 do Benfica, enviado à CMVM na segunda-feira à noite, permite conferir vários valores referentes às transferências do clube 'encarnado', nomeadamente no que toca às vendas.

Assim, é possível comprovar que as transferências de Renato Sanches para o Bayern Munique e de Gaitán para o Atlético Madrid, no verão, originaram valores elevados em comissões, descontados dos valores pagos ao Benfica pelas transferências dos passes.

No que toca a Renato Sanches, transferido por 35 milhões, foram deduzidos "gastos com serviços de intermediação, no montante global de 3,5 milhões de euros", pelo que o Benfica encaixou 31,5 milhões. No entanto, o valor global do negócio poderá ainda ascender até aos 80 milhões, mediante o cumprimento de determinados objetivos desportivos.

Quanto a Gaitán, vendido por 25 milhões de euros ao Atlético, verificaram-se "gastos com serviços de intermediação, do efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de recebimento e pagamento estipulados e do valor líquido contabilístico do direito do atleta à data de alineação, no montante global de 6 milhões". O jogador acabou por gerar "um ganho de 18,9 milhões de euros" para o Benfica.