Luís Gonçalves, diretor-geral do futebol do FC Porto, falou em entrevista ao Jornal de Notícias e criticou duramente as arbitragens no campeonato, defendendo que "parece que os árbitros estão condicionados" quando dirigem jogos do FC Porto.

"O FC Porto, em 9 jogos, foi prejudicado em 8 penáltis. São penáltis a mais para uma equipa só. Parece que os árbitros, quando vão apitar os nossos jogos, já estão condicionados a não marcar a nosso favor. Começa a ser um problema complicado. Os jogadores sentem que as decisões não têm sido corretas e os nossos associados também. Não estamos a ser tratados como deve ser e é hora de dizer chega!", atirou o dirigente.

Segundo Luís Gonçalves, o empate a zero em Setúbal, e em particular o lance com Otávio a cinco minutos do fim, fez "transbordar o copo".

"Demos o tempo necessário para que os árbitros possam atuar livremente, mas chega uma altura em que o copo está cheio. Este foi um momento muito importante e decisivo. Ganhando ao Benfica, o FC Porto estaria em posição de chegar ao primeiro lugar. Essa é a grande diferença. Esta decisão pode ter condicionado o catapultar da equipa para aquilo que merece".

"Queremos que haja cuidado com as nomeações. Há muitos jovens árbitros, alguns com valor, mas como se costuma dizer, quando vamos para uma operação queremos ser operados por alguém com provas dadas. A maior parte dos árbitros são inexperientes. Eles têm de perceber que marcar penálti a favor do FC Porto não os diminui. Não têm de ter medo de os assinalar. Se são penáltis e são claros, têm de os marcar. Ou só têm dúvidas quando apitam o FC Porto?", atirou ainda.