Este domingo, pelas 18h00, Benfica e FC Porto sobem ao relvado do Estádio do Dragão para aquele que é um dos jogos mais aguardados do ano em Portugal. Os ´encarnados` entram em campo líderes e com cinco pontos de vantagem sobre os ´dragões`, segundo colocados, pelo que a maior pressão está do lado dos da casa.

Essa diferença pontual coloca maior pressão sobre o FC Porto que, se perder, ficará a 8 pontos do rival na luta pelo título, isso com apenas dez jornadas disputadas.

FC Porto: 9 jogos, seis vitórias, uma derrota, dois empates

O FC Porto chega a este clássico com 20 pontos em nove jogos. Os ´dragões` já defrontaram o Sporting, com quem perdeu em Alvalade, na 3.ª jornada, mas os piores resultados foram os empates com o Vitória de Setúbal e Tondela.

A formação de Nuno Espírito Santo estreou-se na I Liga com uma vitória por 3-1 em Vila do Conde. Fora de portas é que nem tudo tem corrido bem ao FC Porto. A equipa sente dificuldades, como mostram a derrota em Alvalade frente ao Sporting (um resultado mais ou menos normal) e os empates com o Tondela e o Vitória de Setúbal. Nestes dois empates, o Dragão só acordou nos segundos tempos mas não a tempo de conquistar os três pontos. Fora de casa, apenas uma vitória, frente ao Nacional, por 4-0.

No Dragão é só vitórias. Estoril (1-0), Vitória de Guimarães (3-0), Boavista (3-1) e Arouca (3-0) não conseguiram travar os azuis-e-brancos.

Benfica: oito vitórias e um empate
O Benfica chega ao Dragão com o estatuto de única equipa da Liga sem derrotas. A formação de Rui Vitória está a fazer um grande campeonato e só perdeu pontos uma vez.

Ao contrário do FC Porto, que só ganhou um dos cinco jogos fora de casa, os ´encarnados` seguem cem por cento fora de portas. As ´águias` arrancaram esta edição da I Liga com uma vitória frente ao Tondela por 2-0. Seguiram--se os triunfos frente ao Nacional (3-1), Arouca (2-1), Desportivo de Chaves (2-0) e Belenenses (2-0).

Se o FC Porto venceu todos os quatro jogos em casa, o Benfica não se pode gabar do mesmo já que empatou a uma bola com o Vitória de Setúbal, que também roubou pontos ao FC Porto. Este é, aliás, o único deslize dos ´encarnados` na Liga. Na Luz, a equipa de Rui Vitória venceu ainda o SC Braga (3-1), Feirense (4-0) e Paços de Ferreira (3-0).

Além dos cinco que pontos que separam as duas formações, também no número de golos marcados há uma diferença. O Benfica tem o melhor ataque da Liga com 22 golos em nove jogos, o FC Porto tem o segundo melhor ataque com 18 tentos marcados. Na defesa, há uma igualdade: ´aguias` e ´dragões` têm o melhor registo defensivo, com quatro golos sofridos e são os melhores da I Liga neste aspeto.

Percursos semelhantes na Champions

Na Liga dos Campeões ambas as equipa dependem apenas de si para se apurarem para os oitavos-de-final. Os dois emblemas venceram as respetivas partidas da 4.ª jornada, todos pelo mesmo resultado: 1-0.

A equipa de Nuno Espírito Santo soma sete pontos, menos três que o Leicester, primeiro do grupo G. O Copenhaga, um dos adversários dos ´dragões` na luta pelo apuramento, somam cinco pontos e ainda vão receber o FC Porto. Nas jornadas que faltam na fase de grupos, o FC Porto recebe o Leicester e joga fora com o Copenhaga.

O Benfica também tem sete pontos em quatro jogos e é segundo no Grupo C, com os mesmos pontos do líder, Nápoles. Os ´encarnados` só têm mais um ponto que o Besiktas, segundo colocado na poule. Nas derradeiras partidas, o Benfica recebe o Nápoles e joga fora com o Bestikas.

Os dois conjuntos também já estão na próxima eliminatória da Taça de Portuga. O Benfica eliminou o 1.º de dezembro, do Campeonato Nacional de Seniores, e joga com o Marítimo em casa na próxima ronda. O FC Porto afastou o Gafanha, também do Campeonato Nacional de Seniores e medirá forças com o Chaves fora de portas na próxima eliminatória.

O FC Porto-Benfica, da 10.ª jornada da I Liga, está marcado para as 18h00 deste domingo, no Estádio do Dragão. Lidera o Benfica com 25 pontos, mais cinco que o FC Porto e mais sete que o Sporting.