Primeira Liga

28-11-2016 21:57

Braga goleia, pressiona Sporting e atira FC Porto para o 4.º lugar

A goleada permite ao SC Braga ultrapassar o FC Porto e chegar ao 3.º lugar, a uma semana de se deslocar ao Dragão
SC Braga - Feirense
Foto: Lusa

SC Braga - Feirense

Por Evandro Delgado sapodesporto@sapo.pt

O SC Braga recebeu e goleou o Feirense por 6-2, em jogo que encerrou a 11.ª jornada da I Liga. Rui Fonte e Wilson Eduardo bisaram, Hassan e Ricardo Horta também marcaram. Rosic, na própria baliza, e Platiny, fizeram os golos da equipa de Santa Maria da Feira.

O jogo tinha um aliciente para os minhotos: em caso de vitória ultrapassavam o FC Porto e ficariam a um ponto do segundo lugar, ocupado agora pelo Sporting. Também para trás ficaria o rival Vitória de Guimarães, que foi derrotado pelo Tondela. A história dizia que esta era um adversário que nunca incomodou os minhotos: em oito jogos na casa do Braga frente ao Feirense, oito vitórias para os minhotos.

Perante uma boa casa na Pedreira, os comandados de José Peseiro não deram hipóteses aos homens de José Mota e controlaram o encontro, salvo alguns períodos de ascendência do Feirense.

Aos oito minutos Rui Fonte abriu a contagem, na recarga a um remate de Wilson Eduardo ao poste. Quatro minutos depois o Feirense empatava com um autogolo de Rosic, que desviou para o sítio errado um centro de Vítor Bruno.

O golo deu maior fulgor ao Feirense que subiu um pouco mais no terreno, dificultando a vida ao SC Braga. Karamanos podia ter feito o 2-1 aos 19 mas rematou ao lado.

Quem não perdoou foi Hassan, na outra baliza. O avançado egípcio aproveitou um centro de Wilson Eduardo para rematar, de cabeça, para o fundo da baliza. Um golo no limite do fora-de-jogo. E antes do intervalo Rui Fonte ´matou` o jogo num lance incrível: Ricardo Horta rematou para defesa quase impossível de Vaná com a cara, a bola foi até Horta que meteu em Rui Fonte. O avançado dominou e rematou, fazendo o 3-1.

No regresso para a segunda parte o Feirense podia ter reduzido e relançado o jogo mas Karamanos voltou a não ter pontaria, ao rematar por cima da baliza de Marafona num lance em que tinha tudo para marcar.

E, tal como na primeira parte, o desperdício dos homens da Feira foi aproveitado pelos ´guerreiros` para acabar com as dúvidas sobre o jogo. Paulo Monteiro agarrou Hassan dentro da área. Penálti que Wilson Eduardo converteu, fazendo o 4-1. Cinco minutos depois, aos 60, Wilson Eduardo bisou e fez o 5-1, a passe de Ricardo Horta.

O Feirense baixou os braços, o SC Braga passou a fazer mais contenção, sem forçar muito. Ainda houve tempo para mais dois golos. Platiny reduziu aos 65, na recarga a um livre de Etebo que Marafona desviou para o poste. Ricardo Horta fez o ´gosto ao pé` aos 90, após 88.

A goleada permite ao SC Braga ultrapassar o FC Porto e chegar ao 3.º lugar, a uma semana de se deslocar ao Dragão. Os ´guerreiros` ficam a apenas um ponto do segundo lugar, ocupado pelo Sporting. Já o Feirense está no 14º posto com 11 pontos em 11 jornadas.

Conteúdo publicado por Sportinforma