O Sporting enviou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o Relatório e Contas relativos ao primeiro trimestre da época 2016/17. No documento, os ´leões` anunciam resultados positivos de 62,932 milhões de euros, "o melhor resultado de sempre desde que foi constituída a sociedade anónima desportiva".

Os números são explicados pela participação do clube na Liga dos Campeões, que rendeu 8,219 milhões de euros, pelo aumento dos direitos televisivos que geraram 2,436 ME e pelo aumento com receitas de bilheteira, 737 mil euros acima da época passada.

Mas a maior parte da receita veio das mais-valias geradas com a venda de jogadores, como João Mário, Naldo e Slimani, que deu o lucro de 59, 640 milhões de euros. Essa receita poderá representar um rendimento adicional mediante objetivos específicos.

"Em termos de Gastos Operacionais verificamos um aumento de 5.781 milhares de euros o que representa um aumento de 31%, mas que é compensado com um aumento da receita operacional sem transações de jogadores de cerca de 59%. De todos os gastos operacionais regista-se um aumento salarial no trimestre atingindo valores de cerca de 15.060 milhares de euros fruto do investimento nas equipas técnicas e nos jogadores profissionais de futebol. Este investimento é considerado pelo Conselho de Administração como vital e fundamental para a recuperação do posicionamento de liderança da Sporting SAD", lê-se no comunicado.