Fernando Santos está entre os três melhores treinadores de 2016 para a FIFA. O selecionador português é um dos finalistas do prémio 'Melhor treinador do ano 2016' que vai ser atribuído pela organização que gere o futebol mundial no próximo dia 9 de janeiro de 2017. Os dois 'adversários do técnico luso na luta pelo galardão são Zinedine Zidane e Claudio Ranieiri.

A conquista do Campeonato da Europa com Portugal é o grande 'trunfo' de Fernando Santos na nomeação para melhor do ano. O treinador levou a equipa lusa a uma conquista inédita perante uma França que jogava em casa na final de Saint-Denis.

A caminhada do selecionador com Portugal não começou da melhor maneira, Fernando Santos chegou ao comando técnico de Portugal sob castigo devido a incidentes enquanto selecionador da Grécia. Depois de dois jogos de castigo, o português assumiu a equipa e conquistou sete vitórias em sete jogos. No Europeu, a campanha até à final foi muito acidentada com um apuramento na fase de grupos no terceiro lugar que culminou com uma conquista histórica para o futebol português.

No caminho do português para o troféu de melhor do ano estão Zinedine Zidane e Claudio Ranieiri. O francês chega ao pódio depois de ter conquistado a Liga dos Campeões com o Real Madrid. A equipa 'merengue' foi a Milão bater o Atlético de Madrid nas grande penalidades. No campeonato espanhol, Zidane perdeu o título para o Barcelona de Luís Enrique.

Ranieri é finalista depois de ter conquistado a Premier League com o Leicester City. O técnico italiano fez um proeza por muitos inimaginável e trouxe um título de campeão do primeiro escalão inédito à formação dos 'foxes'. Para além do troféu de campeão, Ranieri garantiu também a primeira presença da equipa na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os três finalistas foram escolhidos de uma lista de 10 candidatos em que estavam ainda incluidos: Diego Simeone (Atlético de Madrid), Luís Enrique (Barcelona), Pep Guardiola (Bayern Munique/Manchester City), Chris Colema (País de Gales), Didier Deschamps (França), Mauricio Pochettino (Tottenham Hotspurs) e Jurgen Klopp (Liverpool).

Fernando Santos é o segundo treinador português a ser nomeado para melhor treinador do ano. Antes do selecionador, só Mourinho tinha conseguido a nomeação em três ocasiões: 2010 (ganhou), 2011 e 2012.

Artigo atualizado às 11:16

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.