520 minutos depois, o FC Porto reencontrou o caminho do golo, e fê-lo graças a um menino da casa: Rui Pedro. O rapaz de apenas 18 anos colocou um ponto final na onda de empates a zero dos 'dragões' e a forma como o conseguiu, com o relógio a marcar 90+5' e depois de uma partida em que a bola parecia não entrar na baliza bracarense por bruxedo, fez o Dragão viver um momento à imagem do famoso 'momento Kelvin' de 2013.

Até perto do fim, parecia que o FC Porto estava mesmo destinado a continuar a seca de golos por mais um encontro. Logo no primeiro tempo houve um penálti falhado de André Silva, inúmeras defesas de Marafona, algumas delas notáveis e outras por demérito dos avançados portistas, um falhanço gritante de Óliver e uma bola no poste. Pelo meio houve ainda um cartão vermelho ao 'guerreiro' Artur Jorge no lance que originou a grande penalidade falhada por André Silva, deixando os bracarenses reduzidos a 10.

O FC Porto soube aproveitar a vantagem numérica na segunda parte, impondo dinâmicas de jogo a que os bracarenses não conseguiam dar resposta, mas na hora H imperava a lei de Murphy: se algo podia correr mal, corria. Brahimi, que entrara no final da primeira parte, ameaçou em três ocasiões mas não conseguiu faturar. Diogo Jota viu Carlos Xistra anular-lhe um golo por alegada falta ofensiva sobre Baiano e André Silva protagonizou mais um falhanço imperdoável. Herrera, como Jota, viu o árbitro anular-lhe um golo, neste caso por fora-de-jogo.

Os adeptos portistas desesperavam, batiam com o pé e com os punhos a cada oportunidade falhada, a cada jogada que passava sem um golo, o golo que faltava há mais de 500 minutos. Mas nos longos descontos da partida - 7 minutos dados por Carlos Xistra - apareceu o herói improvável. Rui Pedro, 18 anos apenas e em estreia no campeonato, recebeu um fantástico passe acrobático de Diogo Jota e, perante o estóico Marafona, não tremeu. De forma fria, picou a bola sobre o guardião e o Dragão explodiu, libertou a tensão que acumulava há 520 minutos de jogo.

A vitória relançou a candidatura do FC Porto ao título, visto ter acontecido numa jornada em que o líder Benfica caiu na Madeira. Os 'azuis-e-brancos' estão agora a quatro pontos dos 'encarnados' e a dois do segundo classificado Sporting.

O momento do jogo:

O golo de Rui Pedro: Não há volta a dar. A expulsão de Artur Jorge e subsequente falhanço de André Silva no penálti, os golos anulados a Diogo Jota e Herrera...não houve falta de momentos emotivos no Estádio do Dragão durante a noite de sábado. Mas o golo de Rui Pedro e a explosão de alegria entre adeptos, jogadores e equipa técnica dos 'dragões' - Luís Gonçalves nem conteve as lágrimas - marcaram a jornada da Liga e 'aqueceram' a luta pelo título.

Os melhores:

Marafona: O guardião do Sporting de Braga tudo fez para prolongar a seca do FC Porto. Somou defesas atrás de defesas, incluindo numa grande penalidade. Foi um muro intransponível para André Silva, máximo goleador dos 'dragões', e só não conseguiu travar o jovem Rui Pedro. Apesar da grande exibição, foi no entanto demasiado evidente a sua intenção de queimar tempo ao longo do encontro.

Rui Pedro: Com apenas 15 minutos em campo, criou no Estádio do Dragão um momento de euforia como há muito não se via. Para quem se havia estreado pela equipa principal há apenas cinco dias, no jogo da Taça da Liga, não foi uma noite nada má para o jovem de apenas 18 anos.

O pior:

André Silva: O FC Porto colocou um ponto final na seca de golos, mas a sua ainda principal referência a nível de produção ofensiva não. O número 10 portista continua a não exibir a frieza que não lhe faltou no arranque da época e protagonizou falhanços incompreensíveis. O falhanço na grande penalidade nem foi o pior...

As reações:

Nuno aliviado: "O Dragão precisava disto"

Peseiro: "Aquele penálti marca-se em Portugal. Em Espanha ou Inglaterra não"

André Pinto: "Sete minutos de compensação é obra"

Rui Pedro: "Golo? Não pensei no peso da responsabilidade"


Curiosidades:

- O FC Porto atravessa o melhor momento dos últimos 21 meses a nível defensivo, com cinco jogos consecutivos sem sofrer golos.
- Rui Pedro tornou-se no quarto jogador mais jovem a marcar na estreia pelo FC Porto na Liga.
- O FC Porto somou seis vitórias e seis empates nos últimos 12 jogos que disputou.
- Os 'dragões' colocaram um ponto final numa seca de 520 minutos sem golos marcados.