O Sporting garantiu um importante triunfo diante do Vitória de Setúbal na 12ª jornada por 2-0 e está agora a dois pontos do líder Benfica quando falta apenas uma semana para o dérbi no Estádio da Luz. Os 'leões' de Jorge Jesus deram um sinal de grande confiança a nível competitivo ao impedir a formação sadina de conquistar pontos em Alvalade com já tinha feito esta época diante de Benfica e FC Porto.

Com uma exibição personalizada, a equipa do Sporting garantiu os três pontos logo na primeira parte, com golos de William Carvalho, aos seis minutos, e de Bruno César, aos 36. Bas Dost e Coates ainda introduziram o esférico no interior da baliza do Vitória de Setúbal, mas os golos foram anulados pela equipa de arbitragem. O Vitória de Setúbal só criou algum perigo no segundo tempo, numa altura em que os jogadores do Sporting já geriam a vantagem, mas uma intervenção segura de Rui Patrício negou qualquer possibilidade aos sadinos para relançarem o jogo. Na recta final, Jorge Jesus aproveitou ainda para dar algum ritmo competivo a Joel Campbell, Markovic e Elias, e ao mesmo tempo fazer poupanças para o jogo da Liga dos Campeões frente ao Legia de Varsóvia.

Com esta vitória, o Sporting reforça para já o segundo lugar, agora com 27 pontos, menos dois do que o líder Benfica, derrotado 2-1 na Madeira pelo Marítimo, enquanto os sadinos descem para já uma posição, sendo 11.ºs com 13 pontos.

Momento do jogo

O golo de Bruno César aos 36 minutos foi determinante para o triunfo leonino, uma vez que a vencer por 2-0 os níveis de ansiedade dos jogadores do Sporting estabilizaram e o que permitiu fazer uma gestão tranquila da conquista dos três pontos.

Casos do jogo


O Sporting queixou-se da anulação de dois golos frente ao Vitória de Setúbal por parte da equipa de arbitragem. Embora o triunfo leonino seja indiscutível, os lances em questão levantam algumas dúvidas. No final do jogo, Jorge Jesus lamentou a anulação dos golos e considerou que o resultado deveria ter sido mais dilatado.

Os melhores


William Carvalho: Para além de ter inaugurado o marcador logo aos 6 minutos de jogo, o médio leonino foi o farol e o pêndulo de equilíbrio no meio campo do Sporting, o que permitiu uma alta intensidade no encontro da 12ª jornada a favor dos 'leões'.

Adrien Silva: O capitão do Sporting parece por vezes que não sabe jogar mal e multiplica-se em tarefas no terreno de jogo que o tornam um dos jogadores mais dinâmicos do campeonato nacional. Na primeira parte viu um golo ser-lhe negado por Varela, que com uma grande intervenção candidatou-se à defesa da jornada, ao mesmo tempo que 'roubou' o golo da jornada a Adrien.

Reações:


Jesus não pensa no Benfica enquanto não garantir a Liga Europa

Jesus: "Para mim ganhámos 4-0. Anularam-nos dois golos limpinhos"

Bruno Varela: "A estratégia quebrou com golo cedo"

José Couceiro lamentou as ausências a nível ofensivo

Bruno César: "Vitória aproxima-nos ainda mais do Benfica"

Couceiro: "Não tenho de comentar declarações do treinador do Sporting"

Curiosidades:

Sporting não é líder desde a 4.ª jornada: vai lutar pelo regresso à 1.ª posição na próxima jornada, no Estádio da Luz.

Em comparação com a época passada, Sporting tem + golos marcados à 12.ª jornada (23-21), mas o dobro dos golos sofridos e menos 5 pontos.

O golo de Bruno César foi o 300.º do Sporting ao V. Setúbal na Liga Portuguesa (137 jogos).

13.º jogo consecutivo do Sporting em provas nacionais sem perder em casa (12V 1E).

3.ª derrota consecutiva do V. Setúbal (todas as provas), sempre sem marcar qualquer golo.

V. Setúbal perde pela 1.ª vez esta temporada frente a um dos chamados 3 grandes.

6.ª derrota consecutiva do V. Setúbal em Alvalade na Liga.

Pela 4.ª época consecutiva, os sadinos não marcaram em Alvalade na Liga.

4.ª vitória consecutiva do Sporting sobre o V. Setúbal.

5.ª vitória consecutiva do Sporting em provas nacionais, só com um golo sofrido nessa sequência.

Sporting não sofre golos há 4 jornadas, o melhor registo da equipa desde fevereiro.

3.ª vitória consecutiva do Sporting na Liga.